Ediçao Da Semana

Nº 2743 - 19/08/22 Leia mais

PEQUIM, 21 JUN (ANSA) – A Coreia do Sul lançou nesta terça-feira (21) seu primeiro foguete espacial fabricado completamente com tecnologia nacional, informou o governo de Seul.   

O Korea Space Launch Vehicle-II (KSLV-II), chamado de Nuri, é um equipamento de 200 toneladas alimentado com combustível líquido e foi lançado do Centro Espacial Naro, em Goheung, na província de Jeolla do Sul.   

Ainda conforme o governo, o transportador se separou com sucesso do tanque principal e completou com “sucesso todas as etapas da viagem”.   

Há cerca de um ano, o foguete Nuri fracassou em sua primeira missão, conseguindo atingir 700km, mas sem fazer a terceira etapa, que mostraria a capacidade de colocar um satélite na órbita. Mas, agora, os sul-coreanos comemoraram o sucesso do lançamento.   

O presidente do país, Yoon Suk-yeol, lembrou que o projeto levou 30 anos de trabalho e que ele “cria as bases” para todas as ambições espaciais da Coreia do Sul.   

A operação fez com que o país asiático se tornasse o sétimo no mundo a desenvolver um veículo de lançamento espacial com capacidade de transportar um satélite com mais de uma tonelada – o Nuri pode transportar um de até 1,3 tonelada. Os outros seis são China, Estados Unidos, França, Índia, Japão e Rússia.   

A Coreia do Sul investiu quase US$ 1,8 bilhão na construção do foguete, que foi iniciada em 2010. A meta é que, até 2027, outros quatro lançamentos sejam realizados com o Nuri e, ao mesmo tempo, seja feito um teste de fadiga para a construção do sucessor do equipamento. Essa nova fase tem o objetivo de fazer um módulo aterrissar na Lua em 2031. (ANSA).