ROMA, 28 ABR (ANSA) – Em meio aos mais variados rumores sobre o verdadeiro estado de saúde do ditador Kim Jong-un, a Coreia do Sul informou nesta terça-feira (28) que o governo sabe onde está localizado o líder norte-coreano.

Segundo Kim Yeon-chul, ministro da Unificação de Seul, o comandante supremo norte-coreano pode ter perdido a cerimônia de 15 de abril, dedicada ao aniversário do avô Kim Il-sung, por temores do novo coronavírus e não por estar doente.

O ministro sul-coreano chamou os rumores de sua morte de “notícias falsas” e “infodêmicas”.

“O governo está ciente da localização de Kim Jong-un. Posso dizer com certeza que não houve sinais incomuns na Coreia do Norte”, disse o ministro sul-coreano na audiência do parlamento.

Já o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que sabe como está Kim, mas declarou que “não pode falar sobre isso agora”.

Dmitri Peskov, porta-voz do Kremlin, afirmou que a Rússia “não tem informações oficiais” sobre o estado de saúde de Kim.

Há algumas semanas, a mídia norte-americana relatou, citando fontes da Inteligência de Washington, que o ditador estaria entre a vida e a morte após passar por uma cirurgia no dia 12 de abril. Alguns portais, inclusive, chegaram a noticiar uma possível morte do líder norte-coreano.

Os rumores aumentram após Kim não ter participado, pela primeira vez, das celebrações pelo nascimento do seu avô e também não fez mais nenhuma aparição pública.