Coreia do Norte suspende balões com lixo depois de Coreia do Sul ameaçar com k-pop

Coreia do Sul - Coreia do Norte
Foto divulgada pelo Ministério da Defesa da Coreia do Sul mostra objetos não identificados que Seul acredita que foram lançados com um balão pela Coreia do Norte Foto: South Korean Defence Ministry/AFP

A Coreia do Norte anunciou no domingo, 2, a suspensão dos balões com lixo horas após a Coreia do Sul ameaçar realizar uma transmissão de k-pop na fronteira. Porém o vizinho ameaçou retomar com a prática caso ativistas sul-coreanos enviem panfletos políticos novamente.

+ Coreia do Sul suspende acordo militar com Norte após lançamento de balões com lixo

+ Coreia do Norte envia novamente balões com lixo para Coreia do Sul

A agência de notícias estatal da Coreia do Norte KCNA informou que o país “suspendeu temporariamente a ação de espalhar resíduos de papel além da fronteira. Isso ocorre porque nossa ação é uma contramedida exaustiva”.

A Coreia do Norte havia enviado balões com lixo ao vizinho como forma de retaliação por propagandas contra o líder norte-coreano, Kim Jong Un.

No domingo, o Exército da Coreia do Sul disse que a capital da Coreia do Norte, Pyongyang, tinha lançado outros 600 balões repletos de lixo, como bitucas de cigarro e plástico. A ação do país liderado por Kim Jong Un teve início no dia 28 de maio, quando cerca de 900 balões foram detectados pelo vizinho.

O Estado-Maior afirmou que os balões continham detritos como bitucas de cigarro, papel, pedaços de tecido e plástico, mas nenhuma substância perigosa.

*Com informações da AFP