A Coreia do Norte, que enfrentará a Coreia do Sul em outubro em jogo válido pelas eliminatórias para a Copa do Mundo do Catar-2022, solicitou que o duelo seja disputado em Pyongyang, anunciou nesta sexta-feira a federação sul-coreana de futebol.

Com o jogo programado para 15 de outubro, a Coreia do Norte quer jogar em sua capital, no estádio Kim Il Sung, com capacidade para 50.000 espectadores.

O jogo de volta, na Coreia do Sul, está previsto para 4 de junho de 2020.

Até o momento a Confederação Asiática de Futebol não se pronunciou sobre a proposta de jogar em Pyongyang.

A Coreia do Sul não disputa uma partida na Coreia do Norte, país-vizinho com o qual ainda está tecnicamente em guerra, há 30 anos. Em 1990 os dois países se enfrentaram em terras norte-coreanas em um amistoso para promover a paz.

As relações esportivas estão jogando um papel fundamental no avanço diplomático entre os dois países. No ano passado, os dois países disputaram os Jogos Olímpicos de Inverno-2018 com uma delegação unificada.

Após o sorteio dos grupos das eliminatórias para a Copa do Mundo do Catar, em 17 de julho, o técnico da Coreia do Sul, o português Paulo Bento afirmou: “a mensagem que passei aos jogadores é que, quando enfrentarmos a Coreia do Norte, temos que ter o mesmo respeito como se fosse outra equipe”.

bur/th/mtp/am