A Coreia do Norte estaria preparando um novo teste de míssil balístico na véspera de um exercício militar conjunto entre Seul e Washington, informa a imprensa sul-coreana, que cita fontes do governo.

Nos últimos meses foi registrada uma escalada na crise diplomática entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul, que tem o apoio dos Estados Unidos, depois que Pyongyang lançou vários mísseis e executou o sexto teste nuclear.

Em meados de setembro, o presidente americano, Donald Trump, ameaçou “destruir totalmente a Coreia do Norte”.

O jornal Donga Ilbo informa, com base em uma fonte do governo, que fotos de satélite mostram mísseis balísticos que estão sendo montados em veículos de transporte de projéteis (TEL) nos hangares das proximidades de Pyongyang e na província de Phyongan do Norte.

Um porta-voz do ministério da Defesa de Seul se recusou a falar sobre a notícia: “Nós não comentamos nenhum tema de inteligência militar”.

“Estamos vigiando de perto o Norte”, completou.

Estados Unidos e Coreia do Sul suspeitam que Pyongyang poderia estar preparando o lançamento de um míssil intercontinental Hwasong-14, que poderia alcançar o Alasca, ou de um projétil de médio alcance Hwasong-12, com capacidade para atingir a ilha de Guam.

Outra possibilidade é que a Coreia do Norte estaria preparando o teste de um novo tipo de míssil balístico intercontinental Hwasong-13, que tem um raio de ação ainda maior e que poderia atingir a costa oeste dos Estados Unidos.

Washington e Seul iniciarão na próxima semana um exercício militar de grande envergadura com a presença do porta-aviões “USS Ronald Reagan”.

A operação provavelmente vai irritar Pyongyang, que já fez advertências a respeito dos exercícios conjuntos.