ROMA, 6 FEV (ANSA) – Após não conseguir se classificar para os Jogos Olímpicos de Inverno de Milão e Cortina d’Ampezzo, na Itália, a Coreia do Norte lançou sua própria Olimpíada.
A versão norte-coreana do megaevento esportivo acontecerá na vila esportiva de Paektusan, em Samjiyon, uma cidade montanhosa próxima à fronteira com a China, segundo a agência de notícias oficial KCNA.
Os atletas do país competirão em mais de 50 modalidades, distribuídas em cinco esportes de inverno diferentes, incluindo hóquei no gelo, patinação artística e esqui.
A última vez que a Coreia do Norte participou dos Jogos Olímpicos de Inverno foi em 2018, na cidade sul-coreana de PyeongChang, quando enviou 22 representantes para competir em cinco modalidades.
Na ocasião, Pyongyang usou as Olimpíadas como palco para um raro degelo diplomático com a Coreia do Sul, chegando a formar uma equipe conjunta feminina de hóquei no gelo.
A Coreia do Norte limitou severamente a participação de seus atletas em competições no exterior durante a pandemia de Covid-19 e teve sua participação suspensa pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) até o fim de 2022, após decidir não enviar uma delegação para as Olimpíadas de Tóquio, no Japão. (ANSA).