SEUL E PEQUIM, 09 MAR (ANSA) – A Coreia do Norte testou na manhã desta segunda-feira (09) “três projéteis diferentes e de curto alcance” que caíram no Mar do Japão, informaram militares sul-coreanos à agência de notícias local Yonhap.   

De acordo com as informações, eles foram disparados da cidade de Sondok, localizada na província de Hamgyong Sul, e voaram por cerca de 200 quilômetros de distância, atingindo uma altitude máxima de 50 quilômetros.   

Autoridades da Coreia do Sul e dos Estados Unidos alertaram que o governo norte-coreano estaria continuamente fazendo exercícios de artilharia, seguindo aqueles registrados nos dias 28 de fevereiro e 2 de março – este último foi acompanhado de perto pelo ditador Kim Jong-un. Eles ainda preveem que os lançamentos sigam até o fim deste mês.   

Em nota conjunta, Seul e Washington informaram que estão “monitorando os lançamentos adicionais” e que estão de prontidão para qualquer ação. Durante o ano passado, mesmo com as conversas para a desnuclearização da península, os norte-coreanos fizeram o lançamento de 13 mísseis. (ANSA)