PEQUIM, 16 NOV (ANSA) – A Coreia do Norte decidiu expulsar um cidadão dos Estados Unidos que está preso por ter entrado “ilegalmente” no país.   

Segundo a imprensa oficial de Pyongyang, o norte-americano se chama Byron Lowrance e foi detido em 16 de outubro, após ter ingressado na Coreia do Norte pela fronteira com a China. O homem teria dito às autoridades locais que agia sob a direção da Agência Central de Inteligência (CIA).   

A data da expulsão, no entanto, ainda não foi anunciada. Em maio passado, o regime de Kim Jong-un já havia libertado três cidadãos dos EUA, em meio às negociações de paz com o presidente Donald Trump.   

Nova arma – A notícia da libertação chega um dia depois de Kim ter supervisionado o teste de uma nova arma tática de “alta tecnologia”. Essa foi a primeira inspeção do líder desde o lançamento de um míssil balístico internacional em novembro de 2017.   

O porta-voz do Ministério da Unificação da Coreia do Sul, Eugene Lee, afirmou que ainda faltam mais análises para se entender a real natureza do novo armamento norte-coreano. Já o vice-presidente dos EUA, Mike Pence, disse, durante visita a Singapura, que Pyongyang fez “grandes progressos”, mas ainda há “muito trabalho” a ser realizado.   

As Coreias do Norte e do Sul iniciaram sua reaproximação no começo de 2018, e Kim já se reuniu três vezes neste ano com o presidente Moon Jae-in. Além disso, participou de uma cúpula bilateral inédita com Trump em 12 de junho, em Singapura. (ANSA)