Mundo

Coreia do Norte dispara ‘projéteis não identificados’

Coreia do Norte dispara ‘projéteis não identificados’

O líder norte-coreano, Kim Jong Un, no dia 30 de junho de 2019 em Panmunjom, na Zona Desmilitarizada entre as duas Coreias. - AFP/Arquivos

A Coreia do Norte disparou dois “projéteis não identificados” em direção ao mar a partir de sua costa leste, informou neste sábado o Exército sul-coreano, relatando mais um teste de armas de Pyongyang.

“Nossos militares estão rastreando o movimento no Norte para o caso de novos lançamentos”, destacou o comunicado do Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul.

A presidência sul-coreana anunciou que seu Conselho Nacional de Segurança se reunirá após este último teste.

A Coreia do Norte, país dotado de arma nuclear, realizou vários testes de mísseis de curto alcance nas últimas semanas, para protestar contra as manobras militares conjuntas entre Estados Unidos e Coreia do Sul, que Pyongyang considera como um ensaio para a invasão de seu território.

Na sexta-feira, Pyongyang chamou o secretário americano de Estado, Mike Pomeo, de “toxina intransigente”, após ele afirmar que os Estados Unidos manterão as sanções “mais duras” contra o Norte até que se desfaça de seu arsenal nuclear.

As conversações entre Pyongyang e Washington sobre a questão nuclear do Norte estão bloqueadas desde a segunda cúpula entre o líder norte-coreano, Kim Yong Un, e o presidente americano, Donald Trump, celebrada em fevereiro em Hanói, que terminou sem um acordo sobre a eliminação das armas nucleares.

Esta semana, o enviado especial dos Estados Unidos à Coreia do Norte, Stephen Biegun, assegurou que Washington está “preparado para iniciar as negociações” assim que tiver notícias de Pyongyang.