Mundo

Coreia do Norte dispara dois mísseis e alerta contra pressão dos EUA por novas sanções

Coreia do Norte dispara dois mísseis e alerta contra pressão dos EUA por novas sanções

Bandeira norte-coreana


Por Josh Smith e Hyonhee Shin

SEUL (Reuters) – A Coreia do Norte disparou ao menos dois mísseis balísticos na sexta-feira, no terceiro teste em menos de duas semanas, apenas horas depois de criticar uma pressão dos Estados Unidos por novas sanções por conta de lançamentos anteriores como “provocações” e alertas de uma forte reação.

Duas semanas de lançamentos de mísseis da Coreia do Norte, designações de sanções retaliatórias dos Estados Unidos e notas indignadas dos dois lados intensificaram o espectro da volta aos dias de “fogo e fúria” de 2017, antes de uma série de negociações diplomáticas empacar e escorregar de volta aos impasses.

O Conselho Nacional de Segurança da Coreia do Sul realizou uma reunião de emergência e expressou “forte pesar” diante do teste e pediu o retorno do governo de Pyongyang às negociações.

“Isso enfatiza que a série de testes de mísseis da Coreia do Norte não ajuda a estabilizar a situação da península coreana neste momento importante, e exige que a Coreia do Norte responda rapidamente aos pedidos por diálogo”, afirmou a Casa Azul presidencial em nota.

O Estado Maior Conjunto da Coreia do Sul disse que havia detectado o que supõe ser dois mísseis balísticos de alcance curto (SRBMs) lançados em direção ao leste a partir de Uiju, na província de Pyongan, na costa oeste do país, próximo à fronteira norte-coreana com a China.

A guarda costeira japonesa disse que o Norte disparou o que pode ser um míssil balístico. Os mísseis parecem ter caído no mar além da zona exclusiva econômica do Japão, afirmou a rede NHK citando uma autoridade do Ministério de Defesa japonês em condição de anonimato.

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI0D0Q8-BASEIMAGE


Saiba mais
+ Andressa Urach pede dinheiro na internet: ‘Me ajudem a pagar a fatura do meu cartão’
+ O que se sabe sobre a flurona?
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ IPVA 2022 SP: veja como consultar e pagar o imposto
+ Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Confira o resultado
+ Reencarnação na história: uma crença antiquíssima
+ SP: Homem morre em pé, encostado em carro, e cena assusta moradores no litoral
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua