Coreia do Norte barra turistas estrangeiros em novo resort

SEUL, 18 JUL (ANSA) – Após inaugurar o resort de Wonsan-Kalma, na costa leste da Coreia do Norte, o regime de Kim Jong-un anunciou que turistas estrangeiros estão proibidos de visitar o balneário.   

O espaço, inaugurado em 1º de julho para visitantes nacionais, é fruto de um alto investimento do governo norte-coreano para estimular o turismo no país.   

No entanto, após a recente visita do ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, Pyongyang anunciou que “turistas estrangeiros estão vetados temporariamente”, sem fornecer mais detalhes.   

O resort, apelidado pela imprensa de Seul como a “Waikiki da Coreia do Norte”, em referência ao bairro de alto padrão em Honolulu, no Havaí, foi apresentado pelo governo norte-coreano como um projeto repleto de arranha-céus e parques aquáticos, podendo receber cerca de 20 mil pessoas.   

Kim, desde seus primeiros anos no poder – com início em 2011 -, demonstrou grande interesse em desenvolver a indústria do turismo no país. A inauguração de Wonsan-Kalma ocorreu seis anos após a data prevista para sua conclusão. (ANSA).