“Corações Sujos” abre Paulínia Festival de Cinema

"Corações Sujos" abre Paulínia Festival de Cinema

Aina Pinto, de Paulínia A dupla de comediantes Marcus Melhem e Leandro Hassum fez piada com o atraso de uma hora do início da cerimônia de abertura do Paulínia Festival de Cinema, na quinta-feira 7. Os atores disseram que, se fossem ler todos os agradecimentos, só saíriam do palco quando Chatô (o filme que Guilherme Fontes começou a produzir em meados dos anos 90) ficasse pronto. Mas a expectativa era para ver na tela um outro filme, também baseado em livro de Fernando Morais, “Corações Sujos”. Siga a Gente no Twitter

"Corações Sujos" abre Paulínia Festival de Cinema

Abertura do Festival (Foto Mário Miranda/Agência Foto)

Dirigido por Vicente Amorim, o longa se passa no interior paulista, logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, e conta a história de imigrantes japoneses que se recusavam a acreditar que o Japão havia se rendido e que matavam aqueles que reconheciam a rendição (os ?corações sujos?). Para isso, mostram a história de Takahashi (Tsuyoshi Ihara, de Cartas de Iwo Jima), um fotógrafo casado com uma professora de japonês. Orgulhoso de sua origem, ele se junta ao grupo que se recusa à acreditar na derrota japonesa (no filme, não há menção ao nome Shindo Renmei) e se torna um assassino. Eduardo Moscovis, que passou pelo tapete vermelho na noite de abertura, participa como o delegado da cidade que tenta evitar não só o confronto ? pois também precisava impedir que japoneses mantivessem sua cultura, como nas aulas clandestinas da língua, mas também para evitar que eles se matassem uns aos outros.
"Corações Sujos" abre Paulínia Festival de Cinema

Eduardo Moscovis (Foto Mário Miranda/Agência Foto)

A produção deve estrear em circuito comercial apenas em outubro. O Festival termina no dia 14, com apresentação de “Assalto ao Banco Central”, filme de estreia de Marcos Paulo. Trilha sonora Este ano, é realizado também o Paulínia Fest de música. A noite de abertura teve apresentação de Rita Lee e, em seguida, da dupla de DJs Addictive TV. Na noite dessa sexta-feira 8, apresentam-se Seu Jorge e Caetano Veloso. O baiano lança no show uma música inédita, tema da trilha sonora de Reis e Ratos, filme de Mauro Lima com estreia prevista para 2012, e também participa do Festival como um dos músicos que deram depoimento para Rock Brasília – Era de Ouro, documentário de Vladimir Carvalho que será exibido no sábado 9 – noite em que se apresentam Gilberto Gil e Vanessa da Mata.
"Corações Sujos" abre Paulínia Festival de Cinema

Rita Lee (Foto Aline Arruda/Agência Foto)