Copel inaugura centro integrado de operações e serviços

A Copel inaugurou nesta quinta-feira, 29, seu novo centro integrado de operações e serviços ao consumidor, localizado em Curitiba. A unidade, denominada Smart Copel, centraliza toda a operação da companhia hoje realizada em centros de operações instalados em cinco diferentes localizações do Paraná e incorpora novas tecnologias de redes inteligentes que vêm sendo implementadas pelas elétricas brasileiras.

“Estamos integrando as tecnologias mais avançadas de distribuição de energia e preparando a Copel para o futuro do setor”, disse o diretor da Copel Distribuição, Antonio Sergio Guetter. Ele destacou que a companhia, por meio do novo centro de operações, terá monitoramento integrado, direcionamento mais ágil das equipes e otimização do uso de equipamentos. “Com essa transformação de tecnologia e comunicação, a distribuidora agora não é apenas uma empresa que entrega energia. Ela pode receber energia e fazer a gestão do sistema de distribuição”, destacou.

O espaço, de quase 3 mil metros quadrados, abrigará 115 funcionários atuando nos processos de Operação do Sistema, Gestão de Equipes de Campo e Operação da Medição na Copel. Na avaliação da companhia, a concentração dos departamentos em um mesmo ambiente irá melhorar a qualidade do fornecimento de energia e do atendimento ao cliente. “A Copel vai estar apta a monitorar medidores inteligentes de todo o Paraná, estações de recarga de carros elétricos, sistemas de geração distribuída, sensores, religadores automáticos, entre outras tecnologias que começam a despontar no Estado”, destacou.

No local, também funcionará uma agência modelo de atendimento presencial ao consumidor, com sistemas automatizados de atendimento e triagem para atendimentos simples ou complexos. “Será um grande salto de tecnologia, provendo atendimento qualificado, moderno, ágil e rápido ao consumidor. É a resposta da Copel para as mudanças disruptivas que estão acontecendo no setor elétrico, em especial para o consumidor do futuro que requer cada vez mais qualidade e conectividade”, afirmou Guetter.