Esportes

Copa do Mundo terá pela 1ª vez 6 mulheres na equipe de arbitragem, entre elas brasileira Neuza Back


A Fifa anunciou nesta quinta-feira que seis mulheres estarão pela primeira vez entre os árbitros da Copa do Mundo masculina de futebol, no Catar, entre elas a brasileira Neuza Back.

A francesa Stéphanie Frappart, a ruandesa Salima Mukansanga e a japonesa Yoshimi Yamashita foram designadas entre os 36 árbitros de campo, enquanto Neuza, a mexicana Karen Díaz Medina e a americana Kathryn Nesbitt serão assistentes.

A brasileira também integrou a equipe de arbitragem do Mundial de Clubes de 2020 e do torneio de futebol dos Jogos Olímpicos de Tóquio.

“A designação é o resultado de um longo processo iniciado há vários anos, que começou com a escolha de mulheres para arbitrar certas competições masculinas de masters e jovens da Fifa”, diz o comunicado assinado por Pierluigi Collina, presidente da Comissão de Árbitros da Fifa.

As seis escolhidas “vêm tendo há vários anos um desempenho de alto nível”, acrescentou Collina, que espera que “no futuro, a presença de mulheres árbitros em competições masculinas de alto nível seja considerada como uma regra e não como uma exceção”, concluiu.

Todos os árbitros designados participarão de seminários no início do segundo semestre em Assunção, Madri e Doha.

“Haverá erros”, advertiu Massimo Busacca, diretor da subdivisão de arbitragem da Fifa, “mas faremos todo o necessário para que seja no menor número possível”.

cfe/dlo/dam/cb





Tópicos

2022 CAT Catar fbl Mundial WC