A seleção inglesa talvez seja a que chegue mais pressionada para esta Copa do Mundo. Depois de alcançar às semifinais em 2018, a geração promissora de jovens comandados por Gareth Southgate virou realidade, mas junto dos elogios vieram a responsabilidade de levar a Inglaterra ao título mundial.

Para piorar, na Nations League, torneio criado pela Uefa para as datas Fifa, a seleção foi rebaixada após maus resultados, o que acabou trazendo ainda mais tensão entre a equipe e a apaixonada torcida inglesa.

Apesar do momento ruim, o capitão e artilheiro da equipe, Harry Kane, tratou de acalmar os ânimos e afirmar que a seleção vai melhorar, além de dizer que o importante será a Copa do Mundo.

“Não entrem em pânico. É claro que entendemos a frustração dos torcedores. Também sou torcedor da Inglaterra, esteja jogando ou não. Compreendo a situação, mas nós vamos ser julgados por aquilo que acontecer em novembro (Mundial). Se tivermos sucesso no torneio, então acredito que as pessoas não vão estar preocupadas com o que aconteceu (rebaixamento). Essa é a realidade. Nós sabemos que os resultados não foram o que esperavam, mas vamos melhorar – disse – Harry Kane, citado pelo jornal “Daily Telegraph”.

Kane e Southgate lamentam derrota para a Itália (FOTO: AFP) (Crédito:AFP)

Eliminatórias Europeias

Se atualmente a situação não anda muito bem para a seleção inglesa, o cenário era diferente ao final das Eliminatórias. Os leões tiveram o melhor ataque da competição com 39 gols marcados, 10 deles somente na goleada sobre San Marino por 10 a 0.

Além disso, os ingleses tiveram a terceira melhor campanha da classificatória, com oito vitórias e dois empates, atrás apenas de Dinamarca e Alemanha.

Por outro lado, a trajetória dos ingleses na Nations League foi vexatória. Em um grupo com Itália, Hungria e Alemanha, a seleção inglesa conseguiu ficar em último lugar no Grupo 3 da primeira divisão do torneio. Dessa forma, a Inglaterra foi rebaixada.

Porém, como Southgate e Harry Kane já adiantaram, a prioridade da equipe é o desempenho na Copa do Catar, pois quando a pressão foi a busca por vaga no mundial, os ingleses conquistaram o objetivo.

Inglaterra goleia San Marino e garante vaga na Copa do Mudo (FOTO: Filippo Monteforte/AFP) (Crédito:FILIPPO MONTEFORTE / AFP))

Termômetro

Favorita no grupo B da Copa, a Inglaterra vai medir forças com Irã, Estados Unidos e Gales. Mesmo com o atual momento da seleção as vésperas do mundial, a classificação não deve ser um problema. Basta saber se em primeiro ou segundo lugar.

Caso os ingleses conquistem o primeiro lugar do grupo, o adversário das oitavas poderá ser mais tranquilo, pois o confronto sairá do Grupo A, com Holanda, Equador, Catar e Senegal. Assim como a Inglaterra, os Holandeses possuem o favoritismo em sua chave.

Neste contexto, tudo que não depende da Inglaterra, ou seja, dificuldade dos adversários e cruzamentos, ocorreu a favor dos ingleses. Agora, a dúvida é qual equipe vai chegar no Catar, a de campanha invicta nas Eliminatórias ou a mais recente, com partidas desastrosas pela Nations League.

Southgate esbraveja com o time durante jogo contra a Alemanha (Foto: Ben Stansall/AFP) (Crédito:BEN STANSALL / AFP)

Melhor Jogador

Principal goleador da equipe de Southgate, Harry Kane é peça fundamental para a seleção inglesa dar certo. Ao todo, o atacante do Tottenham tem 75 gols com a camisa dos três leões e anotou seis deles só na última Copa, na Rússia.

Mais experiente, Kane chega também como capitão da equipe aos 29 anos. O centroavante tem como principal missão de ser o jogador responsável por finalizar a maioria das jogadas inglesas.

O único aspecto que pesa contra Harry é a questão dos títulos. O inglês jamais foi campeão durante sua carreira profissional. Passou perto na última Eurocopa diante da Itália, em Wembley, mas acabou sendo derrotado junto com seus companheiros nas penalidades.

Harry Kane apoia Inglaterra durante jogo contra a Alemanha (FOTO: Glyn Kirk/AFP) (Crédito:GLYN KIRK / AFP)