Copa do Mundo 2026: País de 156 mil habitantes e 444km² pode garantir vaga nesta terça

A seleção de Curaçao pode conquistar um feito histórico nesta terça-feira, 18. A equipe busca se classificar para a Copa do Mundo pela primeira vez. Seria o menor país a disputar um Mundial. Líder do do Grupo B da terceira fase das Eliminatórias da Concacaf, com 11 pontos, o time está invicto, com três vitórias e dois empates nesta etapa. Curaçao entra em campo contra a Jamaica, às 22 horas (de Brasília), no Estádio Nacional da Jamaica.

O duelo é direto por uma vaga no Mundial. Os primeiros colocados de cada grupo nas Eliminatórias da Concacaf se garantem na Copa de 2026. A Jamaica está no segundo lugar da chave, com dez pontos. Trinidad e Tobago e Bermudas já estão eliminados. Curaçao, portanto, precisa de um empate fora de casa para celebrar a classificação para o Mundial.

A seleção de Curaçao é comandada pelo experiente holandês Dick Advocaat, de 78 anos de idade. O treinador, porém, irá desfalcar a equipe no confronto decisivo, por questões familiares. Ele teve que viajar para a Holanda.

“É uma decisão muito difícil precisar deixar os meninos aqui. Precisei tomar esta decisão com dor no coração, mas a família é mais importante que o futebol”, afirmou o técnico. “Da Holanda, ficarei em contato próximo com a equipe e tenho total confiança neste grupo de jogadores”, prosseguiu.

Curaçao fica a 60 km do litoral da Venezuela. O país só passou a existir como parte do Reino dos Países Baixos em 2010, após a dissolução das Antilhas Holandesas. A população é estimada em cerca de 156 mil habitantes. A área da nação é de 444km². As línguas oficiais do país são o neerlandês, o papiamento e o inglês.

A ilha do Caribe possui variedade étnica. Existe uma maioria afro-caribenha de ascendência africana. Neerlandeses, latino-americanos, franceses, asiáticos do sul, leste-asiáticos, portugueses e levantinos também compõem a população.

Na economia do país, o turismo, o comércio internacional, os serviços de transporte, o refino e armazenamento (petróleo e combustível) e os serviços financeiros internacionais se destacam como as atividades mais importantes.