Sem nunca ter conquistado uma Copa do Mundo, a delegação portuguesa vai desembarcar no Catar com uma só missão: trazer um título inédito para seu país. Sob o comando de Cristiano Ronaldo, Portugal terá uma grande tarefa se quiser conquistar o torneio mais desejado por seleções.
O país lusitano não é tão tradicional na competição como as companheiras europeias Itália, Alemanha, Holanda e Espanha. Sem títulos, Portugal tem como melhor resultado um terceiro lugar no Mundial da Inglaterra, em 1966, quando ainda era liderada pelo atacante Eusébio.
Após o resultado na Inglaterra, Portugal só voltou a disputar um Mundial em 1986, na edição do México. Depois disso, só retornou às Copas em 2002. Desde então, com a chegada de CR7 ao time principal, o país lusitano esteve em todos os torneios: 2006 (Alemanha), 2010 (África do Sul), 2014 (Brasil) e 2018 (Rússia).
Apesar do baixo rendimento em Mundiais, Portugal terá mais uma oportunidade de escrever uma história inédita. Faltando menos de um mês para o início da Copa do Mundo, é hora de relembrarmos o caminho dos lusitanos até o Catar.
Eliminatórias Europeias
O caminho para o Mundial do Catar não foi nada fácil para Portugal. Durante as eliminatórias europeias, os lusitanos ocuparam apenas a segunda colocação do grupo A, perdendo a vaga direta para a Copa do Mundo.
Por ter ocupado a segunda colocação do grupo, Portugal se classificou para a semifinal da repescagem europeia. Em março deste ano, os portugueses enfrentaram a Turquia e, após uma vitória por 3 a 1, conseguiram avançar para a final. A classificação para a Copa veio cinco dias depois, depois de vencerem a Macedônia do Norte por 2 a 0.
Craque da Seleção Portuguesa
O melhor jogador da seleção de Portugal não podia ser diferente, sim, é ele, Cristiano Ronaldo. Vaidoso, decisivo e lendário, CR7 quer fazer história mais uma vez e escrever um capítulo inédito em sua carreira vitoriosa.
Capitão da seleção nacional, o ‘robozão’ terá de se reinventar no Catar. Maior artilheiro de seleções da história, o gajo também terá de usar todo seu faro de gol se quiser que seu país conquiste o título. Em seu possível último Mundial, o acrônimo mais famoso do mundo (CR7) vai em busca do último título de expressão que lhe falta.
Aos 37 anos, o veterano Cristiano Ronaldo vai contar com o apoio de uma ótima safra de jogadores portugueses na perseguição ao título. Resta saber se, no Catar, o camisa 7 do Manchester United fará história ou se, assim como Eusébio, grande ídolo de Portugal, o gajo vai se despedir da seleção nacional sem conquistar a Copa do Mundo.
Pode surpreender
Criticado constantemente por não performar pela seleção o desempenho que entrega em seu clube, Bruno Fernandes é uma grande aposta para o Mundial do Catar. Autor dos dois gols que classificaram Portugal para a Copa do Mundo, o capitão do Manchester United pode, enfim, desfilar todo seu futebol pela equipe nacional.
Junto de Bernardo Silva, Cristiano Ronaldo e Pepe, Bruno é um dos jogadores mais prestigiados de Portugal, mas, diferente dos companheiros de equipe, o meia não rende o esperado com as cores lusitanas. No Catar, o jogador terá a chance de mudar a perspectiva dos torcedores e se firmar como um membro importante da equipe.