Copa do Mundo 2022: Liderada por Lewandowski, Polônia quer chegar ao menos nas oitavas

Reprodução Instagram
Foto: Reprodução Instagram

A Polônia está entre as classificadas da Europa para o Catar na repescagem. A seleção polonesa vai disputar seu nono mundial em sua história, com direito a ter o melhor jogador do mundo nas últimas duas temporadas, Robert Lewandowski.

As Águias Brancas chegam ao Catar para tentar fazer um mundial diferente da participação na Copa da Rússia, em 2018. Os poloneses ficaram em último lugar na primeira fase e deram adeus precocemente, com duas derrotas, para Senegal e Colômbia, e uma vitória mínima por 1 a 0 sobre o Japão.

Copa do Mundo 2022: Liderada por Lewandowski, Polônia quer chegar ao menos nas oitavas

Lewandowiski puxa fila do aquecimento dos jogadores poloneses (Foto: Reprodução Twitter)

Eliminatórias europeias

O caminho da Polônia até a Copa não foi dos mais tranquilos. A seleção acabou ficando na segunda posição do Grupo I das Eliminatórias Europeias com 20 pontos, seis pontos atrás da Inglaterra. Com isso, os poloneses tiveram que disputar a repescagem.

No entanto, logo no primeiro confronto, a Polônia se classificou automaticamente por decisão da Uefa, pois o adversário, a Rússia, foi excluído da competição após o país comandado por Wladimir Putin invadir a Ucrânia.

Por consequência disso, os poloneses garantiram vaga na próxima fase e sacramentou a vaga para o Catar com uma vitória por 2 a 0 sobre a Suécia. Mais uma vez, Robert Lewandowski foi decisivo e comandou a Polônia para mais.

Copa do Mundo 2022: Liderada por Lewandowski, Polônia quer chegar ao menos nas oitavas

Termômetro

Assim como nas Eliminatórias, a Polônia não terá adversários menos complicados no Grupo C da Copa. Ao lado de Argentina, Arábia Saudita e México, os poloneses estreiam contra os mexicanos, confronto que, em tese, deve definir logo na primeira rodada um dos possíveis classificados ao lado dos argentinos, favoritos da chave.

Dependendo do resultado na primeira rodada, a Polônia também poderá ser beneficiada, pois em caso de empate contra o México, a segunda rodada será contra a Arábia Saudita, adversário com menos expressão do grupo.

Por outro lado, a permanência na competição tem chances de complicar se os poloneses deixarem para decidir contra a Argentina na última rodada. O jeito é torcer para Messi e companhia já terem decidido o destino da Albiceleste.

Copa do Mundo 2022: Liderada por Lewandowski, Polônia quer chegar ao menos nas oitavas

Torcida polonesa animada com a campanha da seleção nas Eliminatórias Europeias (Foto: Reprodução Twitter)

Melhor jogador

Robert Lewandowski segue uma tradição do futebol polonês de ter como grande estrela da equipe um camisa 9. Na maior sequência em participações (1974,78,82 e 86) da Polônia em Copas, as equipes contavam com um grande centroavante, como é casa de Grzegorz Bolesław Lato, artilheiro da Copa de 1974, na então Alemanha Ocidental, com sete gols e Zbigniew Boniek, que teve seu auge na Copa de 1982, na Espanha.

Melhor do mundo nas últimas duas temporadas, o atacante recém-contratado pelo Barcelona vai tentar levar sua seleção o mais longe possível no mundial. Em sua história, a Polônia já alcançou o terceiro lugar em duas oportunidades: 1974, superando o Brasil, e 1982.

Agora, as “Águias Brancas” esperam contar todo o poder de decisão de Lewa para quem sonhar mais do que uma vaga no mata-mata.

Copa do Mundo 2022: Liderada por Lewandowski, Polônia quer chegar ao menos nas oitavas

Camisa nove da seleção polonesa descontraído durante aquecimento (Foto: Reprodução Twitter)