A Holanda inicia hoje sua caminhada em busca de seu primeiro título de Copa do Mundo. A Laranja enfrenta o Senegal nesta segunda-feira (21), às 13h, pela primeira rodada do Grupo A. Apesar de ter sido finalista de três Copas do Mundo, a Holanda nunca venceu o torneio. Em 1974, a Laranja Mecânica foi superada pela Alemanha Ocidental. Quatro anos mais tarde, em sua segunda final consecutiva, a equipe voltou a ficar em segundo lugar, quando foi derrotada pela Argentina.

A terceira final protagonizada pela Holanda aconteceu em 2010, na África do Sul. Na ocasião, os holandeses foram superados pela Espanha e, novamente, amargaram a segunda colocação na competição.

No Mundial do Catar, a Laranja Mecânica chega para espantar o fantasma de ‘eterna vice’ em Copas do Mundo. Mesmo chegando três vezes à final e não levantando o caneco em nenhuma das ocasiões, a nova safra de jogadores da Holanda quer mostrar todo seu valor e alcançar o desejado troféu para seu país.

Eliminatórias Europeias

Para carimbar seu passaporte rumo ao Catar, a Holanda não teve muito trabalho durante as eliminatórias europeias. Primeira colocada do grupo G, a Laranja Mecânica se classificou de forma direta para o Mundial, sem precisar participar da repescagem.

A equipe de Louis van Gaal enfrentou em seu grupo países como Turquia, Noruega, Montenegro, Letônia e Gibraltar. Com sete vitórias em dez jogos, os holandeses se classificaram com 23 pontos na chave.

Holanda comemora vaga para a Copa do Mundo do Catar (Crédito:Reprodução/Twitter)

Craque da Seleção Holandesa

Com uma equipe recheada de ótimos jogadores, fica até difícil escolher um único nome para representar a Holanda. Ótimo na marcação e sólido como defensor, Virgil van Dijk é um dos maiores nomes da Laranja Mecânica para o Mundial.

Excelente no jogo aéreo, líder do time e também capitão, van Dijk deve sobrar na primeira fase da Copa do Mundo, uma vez que enfrentará equipes medianas.

Van Dijk comemora gol marcado contra a Bélgica na Nations League (Crédito:John Thys/AFP)

O zagueiro do Liverpool é uma das apostas de Louis van Gaal para manter uma defesa sólida e com poucos vazamentos. Ao lado de nomes como Memphis Depay, Frenkie de Jong e Matthijs de Ligt, van Dijk deve desfilar um bom futebol no Catar com as cores da Holanda.

Pode surpreender

Pouco conhecido internacionalmente, o jovem Cody Gakpo, uma das maiores promessas holandesas nos últimos anos, é um nome para se observar nos campos do Catar.

Jogador do PSV, Gakpo foi especulado como reforço do Manchester United na última janela de transferências, mas a negociação acabou não andando. Mesmo sem trocar de clube, Cody continua fazendo ótimos números no time holandês e aparece frequentemente nas convocações de Louis van Gaal.

Cody Gakpo posa para foto durante treino da Holanda (Crédito:Reprodução/Twitter)

Aos 23 anos, o atacante pode usar o Mundial do Catar para confirmar toda a expectativa colocada em sua carreira e mostrar como é um dos jovens mais promissores do futebol moderno.