26/10/2022 - 12:30
Atual campeã Mundial, a França chega ao Catar como uma das equipes favoritas a conquistar o caneco. Apesar das lesões de jogadores importantes como Pogba, Kanté e Benzema, os franceses contam com um elenco recheado de estrelas e serão adversários complicados durante a Copa do Mundo.
Entre as principais seleções do mundo, a França é a equipe com mais peças em destaque. O técnico Didier Deschamps conta com ótimas opções em todos os setores do campo, além de um excelente banco de reservas, pronto para substituir qualquer grande estrela que deixe os gramados.
No Mundial do Catar, além de perseguir seu terceiro título na competição, a França também vai buscar fugir da ‘maldição do campeão’. A “superstição” já dura há 12 anos e os franceses não pretendem repeti-la nesta Copa.
A ‘maldição do campeão’ mostra que o país vencedor do último Mundial não passa da fase de grupos na edição seguinte. Itália, campeã em 2006, caiu na fase de grupos do campeonato de 2010. Espanha, campeã na África do Sul, ficou presa ainda na chave de grupos de 2014. Primeiro lugar na Copa realizada no Brasil, a Alemanha não avançou para as oitavas de final do torneio de 2018.
A superstição adotada por torcedores ao redor do mundo já vitimou a própria França, em 2002. Após seu primeiro título Mundial, conquistado em 1998, os franceses caíram na fase de grupos da Copa seguinte. Na ocasião, a equipe ficou em último lugar em seu grupo, atrás de Dinamarca, Senegal e Uruguai. No Catar, os jogadores vão lutar para que o feito não se repita novamente com sua nação.
Eliminatórias Europeias
A França se classificou para a Copa do Mundo com certa facilidade. A seleção ficou em primeiro lugar no grupo D e carimbou o passaporte para o Catar em um grupo com Ucrânia, Finlândia, Bósnia e Herzegovina e Cazaquistão.
Com tantas estrelas reunidas, é até difícil escolher um nome central do projeto francês. Karim Benzema, Antoine Griezmann, N’Golo Kanté e Paul Pogba poderiam tranquilamente ser o rosto da França no Mundial. A aposta de craque do time, contudo, será dada à Kylian Mbappé.
Eleito jogador revelação do Mundial da Rússia e campeão do mundo com a seleção em 2018, quando tinha apenas 19 anos, Mbappé, que já era apontado como uma enorme promessa, passou os últimos anos comprovando que será um grande nome do futebol.
Camisa 10 da França, Mbappé acumula 49 participações em gols em 59 partidas disputadas pela seleção nacional. Peça de grande destaque na conquista de 2018, o atacante certamente será ainda mais importante quatro anos depois.
Nomeado como o novo rosto do projeto do Paris Saint-Germain, o jogador vem anotando muitos gols com seu clube e sua seleção. No Catar, o jovem terá mais uma chance para marcar seu nome na história do futebol.
Pode surpreender
Contratado pelo Real Madrid por 80 milhões de euros, Aurélien Tchouaméni, de 22 anos, é mais uma grande promessa da França. O jogador chegou ao clube merengue nesta temporada, mas já assumiu a função do brasileiro Casemiro e seu desempenho impressiona os torcedores do time.
Na seleção, Tchouaméni ainda busca seu espaço como titular, mas tem aparecido em alguns jogos com as lesões recorrentes de jogadores franceses. Rápido e muito bom marcador, o volante é peça importante para o esquema de Didier Deschamps e deve fazer boas atuações no Mundial do Catar.