Um bom cuidado com a saúde bucal é importante para qualquer pessoa. No caso de atletas de alto rendimento como os jogadores de futebol em ação na Copa do Mundo 2022, que começou esta semana, no Catar, os cuidados precisam ser ainda maiores.

Formado em odontologia pela Unilavras, o Dr. Rusemberg, que também é um criador de conteúdo no Instagram, onde dá dicas de saúde, explicou por que os esportistas, incluindo os jogadores de futebol, precisam de uma atenção a mais no assunto.

“Normalmente atletas de alto rendimento necessitam de uma suplementação alimentar rápida à base de cafeína, açúcar e ácidos, como os isotônicos, energéticos e géis de carboidrato. Esses alimentos podem contribuir para o aparecimento de lesões cariosas e de erosões dentárias, então, a visita do atleta precisa ser mais regular que a de uma pessoa normal”, alerta o especialista.

Mais que prejudicar os dentes, a falta de cuidado com a boca pode ocasionar diversos outros problemas no corpo, incluindo até doença no coração. “Os problemas de saúde bucal têm reflexos no corpo todo, não apenas na boca. Um exemplo clássico é uma endocardite bacteriana. As bactérias que colonizam na boca podem cair na corrente sanguínea, parar no coração e desenvolver essa endocardite. Ou seja, os problemas de saúde bucal vão muito além da boca, podem se transformar em problemas sistêmicos”, explica.

De volta aos dentes, o especialista lembra que é sempre importante treinar e lutar utilizando o equipamento de segurança adequado. “Todos os atletas devem usar o protetor bucal. O mais adequado é o específico para cada pessoa, nenhum de prateleira, pois estes, ao invés de ajudar, podem até prejudicar a oclusão de um atleta. O ideal é uma visita ao dentista, fazer um molde e desenvolver um protetor de acordo com a arcada dentária de cada atleta”, conclui o Dr. Rusemberg.