O Mundial do Catar, que começa no dia 20 de novembro, vai contar com 64 partidas, que serão distribuídas entre os oito estádios construídos para a competição.
Abaixo, listamos as arenas que vão receber os jogos da Copa do Mundo:
Estádio Al Bayt
Estádio mais distante do centro de Doha, capital do Catar, o Al Bayt tem capacidade para 60 mil pessoas. A arena, que será palco do jogo de abertura da Copa do Mundo, foi inspirada no Bayt al sha’ar, que são as tendas utilizadas pelos povos nômades do país.
Estádio Al Thumama
Espaço para 40 mil pessoas, a arena terá sua capacidade reduzida para 20 mil lugares após o Mundial e os assentos adicionais serão doados para nações em desenvolvimento.
O estádio, localizado em Doha, foi inspirado na gahfiya, uma touca trançada que faz parte do traje tradicional da região.
Estádio Khalifa International
Principal estádio do país desde 1976, o Khalifa International não precisou ser construído do zero para sediar os jogos da Copa. A arena de 40 mil lugares recebeu pequenos ajustes, entre eles dois novos arcos duplos, que simbolizam o abraço dos torcedores.
Estádio Ahmad Bin Ali
Localizado na cidade de Al Rayyan, que faz divisa com Doha, o estádio faz referência ao deserto e à beleza cultural da região. A arena comporta até 40 mil pessoas.
Estádio 974
Construído às margens do Golfo, o estádio homenageia o comércio marítimo. A arena, de capacidade para 40 mil lugares, foi criada a partir de 974 containers e com o uso de módulos de aço. Após a Copa do Mundo, o espaço será desmontado e os componentes usado durante o Mundial serão reutilizados em outras áreas locais.
Estádio Al Janoub
A arena está localizada na cidade de Al Wakrah, conhecida como um centro de mergulho e pesca de pérolas – o que influenciou na construção do estádio. O espaço foi projetado como homenagem aos dhow, barcos usados na pesca de pérolas.
Estádio Education City
Criado com capacidade de até 40 mil pessoas, o Education City é um dos estádios mais inovadores do Mundial do Catar. Localizada na cidade de Al Rayyan, a arena tem um sistema de refrigeração único e foi construída para representar a sustentabilidade.
Estádio Lusail
Palco da final da Copa do Mundo do Catar, o Lusail comporta até 80 mil pessoas. O estádio foi projetado como principal representação do mundo árabe, exibindo em sua estrutura tigelas e peças de arte da região.
Após a Copa do Mundo, o Lusail manterá o formato e a fachada, mas deixará de ser um estádio de futebol. A promessa do governo local é construir um espaço comunitário, com escola, academia, moradias, salas comerciais, lojas, cafés e clínicas de saúde.