Pentacampeão mundial, o Brasil quer tentar a sexta estrela no Catar. Neste ano, a seleção canarinho vai disputar a Copa do Mundo como uma das equipes mais sólidas da competição. Desde 2002, no último título conquistado no torneio, o país não convoca uma equipe com tanta esperança no hexacampeonato como neste 2022.

Para celebrar a sexta estrela, contudo, o Brasil terá de bater adversários mais do que qualificados durante a fase de grupos e as eliminatórias.

Faltando menos de um mês para o início do Mundial do Catar, chegou a hora de relembrarmos o caminho da nossa seleção até a Copa do Mundo e quem pode ajudar a equipe de Tite na perseguição pela sexta estrela dourada.

Eliminatórias Sul-Americanas

A classificação da seleção brasileira para o Catar aconteceu de forma tranquila. A equipe de Tite anotou 45 pontos nas 17 partidas que disputou. Sem nenhuma derrota na fase classificatória, o Brasil carimbou a vaga para o Mundial como primeiro colocado das Eliminatórias Sul-Americanas, seguido pela rival Argentina.

Copa do Mundo 2022: Brasil busca a sexta estrela
Brasil celebra vitória de 4 a 0 sob o Chile. O duelo aconteceu no Maracanã, pelas eliminatórias da Copa do Mundo do Catar (Crédito:Lucas Figueiredo/CBF)

Craque da Seleção Brasileira

Voando neste início de temporada, o craque da seleção canarinho não poderia ser diferente: Neymar Jr. No início de 2009, o camisa 10 do Paris Saint-Germain fazia sua estreia pelo Santos, aos 17 anos. Depois do primeiro jogo, o atacante passou a ser uns dos melhores jogadores do Brasil e, mesmo sendo pedido por torcedores como um dos atletas na Copa de 2010, Dunga acabou não levando o jogador para a África do Sul.

Quatro anos mais tarde, Neymar fez sua estreia em Mundiais jogando em casa, no Brasil. O camisa 10 da seleção fazia uma ótima Copa até as quartas de final, quando foi atingido na coluna por Camilo Zúñiga, então lateral-direito da Colômbia. Após a lesão, o atacante viu sua equipe cair para a Alemanha nas semifinais e depois para a Holanda, na disputada de terceiro colocado.

Copa do Mundo 2022: Brasil busca a sexta estrela
Neymar caído após dura entrada de colombiano na Copa de 2014 (Crédito:Fabrizio Bensch/AFP )

Em 2018, Neymar chegou centrado na Rússia, mas de nada adiantou. O jogador fez um Mundial abaixo do esperado e foi eliminado, juntamente da seleção, nas quartas de final, em duelo contra a Bélgica.

Para a disputa do Mundial do Catar, Neymar adotou uma postura mais focada, retornando aos treinos do PSG uma semana antes do previsto. Com alimentação balanceada e tentando fugir das inúmeras polêmicas que marcam sua carreira, o jogador procura a redenção na Copa do Mundo.

Copa do Mundo 2022: Brasil busca a sexta estrela
Neymar sorri durante treinamentos da Seleção Brasileira (Crédito:Lucas Figueiredo/CBF)

Sonho declarado de Neymar, a Copa do Mundo começa em menos de um mês, mas para o jogador já começou lá em julho, no início da temporada europeia. Em sua melhor forma há anos, o camisa 10 da seleção pode, finalmente, sonhar com um título.

Pode surpreender

Atacante do Flamengo e artilheiro da Libertadores 2022, Pedro Guilherme certamente é um nome para acompanharmos com afinco no Catar.

Chamado por Tite pela primeira vez na última convocação antes da Copa do Mundo, Pedro enfrentou a Tunísia nos amistosos de outubro e anotou um gol.

Copa do Mundo 2022: Brasil busca a sexta estrela
Pedro comemora gol pelo Brasil em amistoso contra a Tunísia (Crédito:Lucas Figueiredo/CBF)

 

Tite, que já deu diversas declarações sobre como gosta do jogador, pode acabar convocando-o para a disputa da Copa do Mundo. Caso seja chamado pelo treinador, Pedro deve ser a surpresa do Brasil no torneio, uma vez que não fez o ciclo do Mundial com os demais integrantes já conhecidos pelos torcedores.

Um dos principais jogadores do Flamengo na temporada, Pedro é um centroavante com faro de gol e ótimo desempenho técnico e tático, características apreciadas por Tite e que podem ajudar o Brasil na conquista da sexta estrela.