No clima da final da Copa do Brasil, relembre as decisões de Corinthians e Vasco

Equipes alvinegras decidem o título do torneio em 2025 neste domingo, 21 de dezembro

Marco Galvão/Agência Corinthians
Corinthians e Vasco decidem a Copa do Brasil no próximo domingo, 21 Foto: Marco Galvão/Agência Corinthians

No próximo domingo, 21, Vasco e Corinthians se encaram no confronto decisivo da final da Copa do Brasil. O duelo, marcado para às 18h30, será disputado no Maracanã, com todos os ingressos vendidos. No primeiro jogo as equipes decepcionaram e não saíram do 0 a 0 na Neo Química Arena. Agora, o confronto está aberto e quem vencer será campeão. Em caso de novo empate, a final será decidida nas penalidades.

Para chegar à decisão, ambas as equipes tiveram um caminho difícil, com clássicos no meio do caminho. O Vasco, que entrou no torneio na primeira fase, passou por União Rondonópolis, Nova Iguaçu, Operário, CSA, Botafogo e Fluminense. Já o Corinthians entrou na terceira fase e teve em que vencer em sua trajetória o Novorizontino, Palmeiras, Athletico Paranaense e Cruzeiro.

O Corinthians esteve em uma decisão recente na Copa do Brasil. Em 2022, a equipe perdeu o título para o Flamengo nas penalidades. Já o Vasco não disputa um confronto valendo taça do torneio desde 2011. Naquela oportunidade, a equipe conquistou seu primeiro título ao vencer o Coritiba na final.

Relembro o retrospecto dos clubes em decisões da Copa do Brasil:

Corinthians 

Em 2025, o Corinthians disputa sua 8ª final de Copa do Brasil. Ao todo, foram três títulos e quatro vice-campeonatos até o momento.

Corinthians x Grêmio – 1995

A primeira final foi em 1995, seis anos após a criação do torneio. De forma invicta, o Alvinegro chegou à decisão passando por Operário de Várzea Grande, Rio Branco, Paraná e Vasco. No último duelo, a equipe paulista confirmou o favoritismo diante do Grêmio, vencendo os dois jogos, 2 a 1 em São Paulo e 1 a 0 no Rio Grande do Sul. Um dos maiores ídolos da história do clube, Marcelinho Carioca marcou dois dos três gols decisivos.

Corinthians x Grêmio – 2001

Já em 2001 os papéis se inverteram. Corinthians e Grêmio voltaram a se encontrar na grande decisão, mas foi o tricolor que ficou com a taça. No jogo de ida, no Olímpico, as equipes ficaram no empate em 2 a 2, com destaque para o atacante Luís Mário, que marcou os dois gols da equipe gremista. Na volta, no Morumbi, o Grêmio foi dominante e venceu por 3 a 1, conquistando seu terceiro título do torneio e deixando o Corinthians com seu primeiro vice-campeonato.

Corinthians x Brasiliense – 2002

Já no ano seguinte o Corinthians voltou à decisão do torneio. No comando de Carlos Alberto Parreira, o Alvinegro teve o modesto Brasiliense na final, mas teve dificuldades para conquistar seu segundo título. O troféu veio graças a grande atuação do atacante Deivid, que marcou os dois gols na vitória no jogo da ida (2 a 1) e o gol no empate em 1 a 1 no segundo jogo.

Corinthians x Sport – 2008

Mesmo em um ano de reestruturação, em que a equipe disputava pela primeira vez em sua história a série B do Brasileirão, o Corinthians chegou novamente à decisão da Copa do Brasil. Desta vez o adversário foi o Sport, que buscava seu primeiro título. Após vencer o jogo da ida no Morumbi por 3 a 1, o título parecia encaminhado para o Parque São Jorge, mas o Leão conseguiu reverter o placar, vencendo o jogo da volta por 2 a 0 e garantindo o título pelo gol qualificado.

Corinthians x Internacional – 2009

Assim como no ínicio dos anos 2000, o Corinthians voltou a encarar uma final do torneio em dois anos consecutivos. Com o time base do ano anterior, mas com a chegada de Ronaldo Fenômeno, o Timão fez boa campanha, eliminando Vasco e Fluminense nas fases anteriores. Na decisão, encarou o Internacional e mostrou superioridade. No jogo da ida, venceu no Pacaembu por 2 a 0, gols de Jorge Henrique e Ronaldo. Garantiu o título no Rio Grande do Sul após empatar por 2 a 2.

Corinthians x Cruzeiro – 2018

Em 2018 o Corinthians vivia um momento turbulento. Depois ser campeão brasileiro em 2017, se desfez de alguns jogadores importantes após a campanha do título e contou com a saída do técnico Fábio Carille durante a temporada. Mesmo assim, conseguiu chegar à decisão da Copa do Brasil, enfrentando o Cruzeiro. No jogo de ida, no Mineirão, a Raposa venceu por 1 a 0, levando vantagem para o segundo confronto. Já na Neo Quimica Arena, nova vitória cruzeirense, agora por 2 a 1. A final foi marcada por polêmica e torcedores corintianos contestam a anulação de um belo gol de Pedrinho enquanto o placar marcava 1 a 1.

Corinthians x Flamengo – 2022

Na última vez que o Corinthians chegou à final do torneio o torcedor esteve muito perto de comemorar o título pela quarta vez. Em 2022, diante do Flamengo, o Timão conseguiu levar a decisão para as penalidades, após empatar o duelo decisivo já no fim da partida. Nas cobranças de pênaltis, o Corinthians chegou a estar na frente após Cássio defender a primeira cobrança Rubro-Negra. Entretanto, Fagner e Matheus Vital também desperdiçaram suas cobranças e o Flamengo ficou com a taça.

Vasco

A decisão do próximo domingo é apenas a terceira que o Vasco encara na Copa do Brasil em sua história. Nas outras duas, venceu uma e ficou com o vice em outra. Relembre:

Vasco x Flamengo – 2006

Em 2006 o Vasco chegou à sua primeira decisão de Copa do Brasil. Com nomes importantes no elenco, como Ramon e Edílson, o Cruzmaltino enfrentou seu grande rival na final, o Flamengo. Mesmo com dois duelos equilibrados, o Flamengo acabou vencendo as duas partidas, ambas no Maracanã. Na ida, Obina e Luizão marcaram os gols da vitória por 2 a 0. Na volta, o lateral Juan marcou o gol que decretou o título do Flamengo.

Vasco x Coritiba – 2011

Em sua segunda decisão de Copa do Brasil, o Vasco conquistou seu primeiro título. Vivendo grande fase, a equipe, comandada por Ricardo Gomes e com nomes importantes no elenco, como Fernando Prass, Dedé e Diego Souza, garantiu o título após vencer o primeiro duelo diante do Coritiba por 1 a 0 e perder a segunda partida por 3 a 2, levando vantagem no gol qualificado. Alecsandro, centroavante histórico do Cruzmaltino, marcou dois gols nos confrontos e foi o grande destaque do título.