O Corinthians ativou o “modo copa” e deu um passo importante rumo à decisão da Copa do Brasil. Na noite desta quarta-feira, 10, a equipe paulista venceu o Cruzeiro por 1 a 0, no Mineirão, pelo jogo de ida da semifinal. O gol foi marcado pelo holandês Memphis Depay ainda na primeira etapa.
Vitória encerra jejum de 11 anos sem vencer a Raposa em Belo Horizonte;
Corinthians joga pelo empate na partida de volta, em Itaquera;
Goleiro Hugo Souza foi decisivo para segurar a pressão mineira.
A partida foi marcada pela competitividade. Mesmo com um repertório ofensivo focado em cruzamentos, o time comandado por Dorival Júnior soube sofrer e usou o aspecto mental para controlar o ímpeto dos donos da casa na etapa final.
O Jogo O Corinthians começou pressionando, exigindo defesa de Cássio logo aos cinco minutos. O Cruzeiro, sob o comando de Leonardo Jardim, equilibrou as ações explorando passes em profundidade para Kaio Jorge e Arroyo, mas parou na defesa alvinegra.
O gol da vitória saiu de uma jogada aérea. Após cruzamento de Carillo, Yuri Alberto ajeitou e Memphis Depay completou de pé esquerdo para o fundo da rede.
Segundo tempo de resistência Na volta do intervalo, o Cruzeiro se lançou ao ataque. Aos 15 minutos, uma sequência de finalizações parou em milagres do goleiro Hugo Souza e bloqueios da zaga. Para esfriar a reação, o Corinthians apostou na “catimba”, travando o ritmo do jogo e explorando faltas sofridas por Rodrigo Garro.
As alterações de Dorival surtiram efeito, desestabilizando emocionalmente o Cruzeiro, que terminou a partida apático e sem criatividade para furar o bloqueio.
Cenário para a volta As equipes voltam a se enfrentar neste domingo, às 18h (de Brasília), na Neo Química Arena. O Corinthians joga pelo empate para chegar à final. O Cruzeiro precisa vencer por dois gols de diferença para classificar direto ou por um para levar aos pênaltis.
Na outra chave, Vasco e Fluminense iniciam a disputa nesta quinta-feira.
FICHA TÉCNICA CRUZEIRO 0 X 1 CORINTHIANS
Local: Mineirão, Belo Horizonte (MG)
Data: 10 de dezembro de 2025
Gol: Memphis Depay, aos 21 do 1º tempo.
Público: 59.052 pagantes.
Renda: R$ 6.376.848,02.
Árbitro: Anderson Daronco (RS).
CRUZEIRO: Cássio; William, Fabrício Bruno, Villalba (Jonathan Jesus) e Kaiki Bruno; Lucas Romero, Lucas Silva (Eduardo), Christian (Sinisterra) e Matheus Pereira; Kaio Jorge e Arroyo (Gabigol). Técnico: Leonardo Jardim.
CORINTHIANS: Hugo Souza; Matheuzinho, André Ramalho, Gustavo Henrique e Matheus Bidu (Angileri); José Martínez (Charles), Maycon, Breno Bidon e Carillo (Vitinho); Memphis Depay (Rodrigo Garro) e Yuri Alberto (André). Técnico: Dorival Júnior.