Copa do Brasil: Corinthians supera pressão em BH e abre vantagem por vaga na final

Timão segura pressão no segundo tempo, vence por 1 a 0 e joga pelo empate na Neo Química Arena; partida de volta acontece neste domingo .

Memphis Depay comemora gol que deu vantagem ao Corinthians na semifinal da Copa do Brasil
Memphis Depay comemora gol que deu vantagem ao Corinthians na semifinal da Copa do Brasil Foto: Corinthians/Divulgação

O Corinthians ativou o “modo copa” e deu um passo importante rumo à decisão da Copa do Brasil. Na noite desta quarta-feira, 10, a equipe paulista venceu o Cruzeiro por 1 a 0, no Mineirão, pelo jogo de ida da semifinal. O gol foi marcado pelo holandês Memphis Depay ainda na primeira etapa.

  • Vitória encerra jejum de 11 anos sem vencer a Raposa em Belo Horizonte;

  • Corinthians joga pelo empate na partida de volta, em Itaquera;

  • Goleiro Hugo Souza foi decisivo para segurar a pressão mineira.

A partida foi marcada pela competitividade. Mesmo com um repertório ofensivo focado em cruzamentos, o time comandado por Dorival Júnior soube sofrer e usou o aspecto mental para controlar o ímpeto dos donos da casa na etapa final.

O Jogo O Corinthians começou pressionando, exigindo defesa de Cássio logo aos cinco minutos. O Cruzeiro, sob o comando de Leonardo Jardim, equilibrou as ações explorando passes em profundidade para Kaio Jorge e Arroyo, mas parou na defesa alvinegra.

O gol da vitória saiu de uma jogada aérea. Após cruzamento de Carillo, Yuri Alberto ajeitou e Memphis Depay completou de pé esquerdo para o fundo da rede.

Segundo tempo de resistência Na volta do intervalo, o Cruzeiro se lançou ao ataque. Aos 15 minutos, uma sequência de finalizações parou em milagres do goleiro Hugo Souza e bloqueios da zaga. Para esfriar a reação, o Corinthians apostou na “catimba”, travando o ritmo do jogo e explorando faltas sofridas por Rodrigo Garro.

As alterações de Dorival surtiram efeito, desestabilizando emocionalmente o Cruzeiro, que terminou a partida apático e sem criatividade para furar o bloqueio.

Cenário para a volta As equipes voltam a se enfrentar neste domingo, às 18h (de Brasília), na Neo Química Arena. O Corinthians joga pelo empate para chegar à final. O Cruzeiro precisa vencer por dois gols de diferença para classificar direto ou por um para levar aos pênaltis.

Na outra chave, Vasco e Fluminense iniciam a disputa nesta quinta-feira.


FICHA TÉCNICA CRUZEIRO 0 X 1 CORINTHIANS

  • Local: Mineirão, Belo Horizonte (MG)

  • Data: 10 de dezembro de 2025

  • Gol: Memphis Depay, aos 21 do 1º tempo.

  • Público: 59.052 pagantes.

  • Renda: R$ 6.376.848,02.

  • Árbitro: Anderson Daronco (RS).

CRUZEIRO: Cássio; William, Fabrício Bruno, Villalba (Jonathan Jesus) e Kaiki Bruno; Lucas Romero, Lucas Silva (Eduardo), Christian (Sinisterra) e Matheus Pereira; Kaio Jorge e Arroyo (Gabigol). Técnico: Leonardo Jardim.

CORINTHIANS: Hugo Souza; Matheuzinho, André Ramalho, Gustavo Henrique e Matheus Bidu (Angileri); José Martínez (Charles), Maycon, Breno Bidon e Carillo (Vitinho); Memphis Depay (Rodrigo Garro) e Yuri Alberto (André). Técnico: Dorival Júnior.