A Copa Africana de Nações (CAN), inicialmente agendado para junho e julho de 2023 na Costa do Marfim, foi adiada para janeiro-fevereiro de 2024 por razões climáticas, anunciou neste domingo o presidente da Confederação Africana de Futebol (CAF), Patrice Motsepe.

“Não queremos correr o risco de ter uma competição com muita chuva. Não seria bom para o futebol africano e sua imagem”, disse Motsepe em entrevista coletiva ao final de uma reunião do comitê executivo da CAF.

A competição deveria ocorrer inicialmente de 23 de junho a 23 de julho de 2023 em cinco cidades da Costa do Marfim: Abidjan, Bouaké, Yamoussoukro, Korhogo e San-Pedro.

No mês passado, graves inundações provocadas por chuvas torrenciais causaram pelo menos cinco mortes em Abidjan. E junho é tradicionalmente o mês mais chuvoso do ano.

Até 2017, a CAN era realizado no início do ano. O comitê executivo da CAF decidiu mais tarde mudar o torneio para o verão (do hemisfério norte). A edição de 2019 foi assim realizada em junho e julho no Egito.

A edição seguinte, em Camarões, foi adiada várias vezes, primeiro a pedido do próprio país anfitrião e depois devido à covid. O evento acabou acontecendo em janeiro e fevereiro de 2022.

stt/psr/iga/aam