BELÉM, 15 NOV (ANSA) – Com o objetivo de evitar um impasse nas negociações sobre a agenda e o documento final, a presidência brasileira da COP30 convocou uma sessão plenária extraordinária para este sábado (15), em Belém, no Pará.
Entre os temas em discussão, segundo comunicado da liderança da conferência, estão o chamado “protecionismo verde”, a prestação de contas das Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs), os Relatórios Bienais de Transparência (RBTs) e o financiamento climático.
Além das sessões plenárias extraordinárias, o Brasil também deverá apresentar as propostas do roteiro “Baku-Belém”, que delineia possíveis caminhos para atingir a meta de US$ 1,3 trilhão em financiamento climático anual para países em desenvolvimento a partir de 2035.
Fontes do governo brasileiro afirmaram ontem (14) que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, considera retornar a Belém na próxima semana para intervir nas negociações e tentar desbloquear as questões mais sensíveis, particularmente aquelas relacionadas ao financiamento de políticas de combate ao aquecimento global. (ANSA).