Geral

COP 26: entidades do meio ambiente iniciam reuniões focando no aquecimento global


O Instituto Brasileiro de Proteção Ambiental (Proam) inicia, nesta quarta-feira (25), uma série de encontros com vários segmentos da sociedade civil para discutir políticas públicas preventivas e ações diante do alerta contido no relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), divulgado neste mês. Os dados serão o tema principal da Conferência do Clima (COP 26), que acontece em novembro em Glasgow, na Escócia. O foco das discussões é o agravamento do aquecimento global.

Serão oito encontros realizados pelo Proam com destaque em vulnerabilidades ambientais. A primeira reunião tem início hoje e as demais estão programadas para ocorrerem entre os dias 2 de setembro e 25 de outubro.

Entre as entidades, participam da iniciativa a Associação dos Juízes Federais (Ajufe), Defensoria Pública, diversas Organizações Não Governamentais (ONGs) e movimentos sociais, inclusive da Argentina. “Nossos países vizinhos dependem do fluxo hídrico vindo da Amazônia para a formação da bacia do rio Prata, que está sendo afetada com o desmatamento”, afirma Carlos Bocuhy, presidente do Proam.

O documento do IPCC demonstra a urgência na redução das emissões de Gases Efeito Estufa (GEE). O relatório aponta um aquecimento global em 1,5 grau Celsius previsto a partir de 2030. De acordo com o IPCC, atualmente, o mundo já registra aumento de 1,1 grau em média, mas nas áreas continentais, a média já atinge 1,7 grau. A continuidade do aumento da temperatura, como conclui, poderá levar a humanidade a ultrapassar limites da segurança, às portas de uma verdadeira catástrofe. Segundo Carlos Bocuhy, “há uma grande preocupação em todo o mundo com os dados mostrados”.


Saiba mais
+ Morre a atriz Noemi Gerbelli, a diretora Olívia da novela 'Carrossel', aos 68 anos
+ Modelo brasileiro se casa com nove mulheres e vira notícia internacional
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Receita simples e rápida de asinhas de frango com molho picante
+ Conheça o suco que aumenta a longevidade e reduz o colesterol
+ CNH: veja o que você precisa saber para a solicitação e renovação
+ Vídeo de jacaré surfando em Floripa viraliza na internet
+ Vale-alimentação: entenda o que muda com novas regras para benefício
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Descoberto na Armênia aqueduto mais oriental do Império Romano
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais