São Paulo, 03/12 – A Capal Cooperativa Agroindustrial, com sede em Arapoti (PR), apresentou crescimento na safra de trigo e de aveia em 2020. O trigo totalizou 160.542 toneladas, cerca de 30% a mais do que as previsões iniciais. Conforme comunicado da cooperativa, o desempenho é resultado de um acréscimo na área de plantio que, a princípio era de 42 mil hectares, e passou para 52 mil hectares.

A Capal acrescenta que a aveia, que em grande parte é usada como cobertura vegetal, em virtude da alta nos preços de produtos alternativos para a produção de ração, acabou sendo destinada para grãos, e não para cobertura. Com essa mudança de propósito, a aveia chegou a três dígitos de crescimento, com 7.502 toneladas colhidas, quase 219% a mais que o esperado (2.384 toneladas). Outras culturas de inverno, como cevada e triticale, somaram 17 mil toneladas nesta safra. A cevada vem ganhando destaque nos últimos anos, comenta a Capal.

O coordenador do Departamento Técnico das Unidades de São Paulo, Airton Pasinatto, disse na nota que fatores climáticos adversos foram decisivos ao longo da safra. “As condições climáticas durante o inverno deste ano foram bem marcantes. Chuvas irregulares e temperaturas acima da média histórica para o período entre abril a setembro”, comentou.

Por causa do tempo ruim, houve uma redução na expectativa de produtividade. A estiagem superior a 45 dias e as altas temperaturas causaram uma queda de 50 kg/ha na média de produção esperada do trigo, que caiu de 3.600 kg/ha para 3.550 kg/ha. Esta situação acabou sendo compensada pelo aumento de áreas.

Desse modo, as áreas irrigadas superaram a expectativa de produção. Na região em que Pasinatto atua, a média das áreas irrigadas alcançou 4.100 kg por hectare e, no sequeiro, 3.350 kg/ha. A área irrigada dos cooperados da Capal representa 17% e sequeiro, 83%.

A Capal, nasceu de um pequeno grupo de produtores rurais holandeses, foi fundada em 1960 e tem atualmente cerca de 3,2 mil associados, distribuídos em mais de 20 unidades de negócios, nos Estados do Paraná e São Paulo. A cadeia agrícola responde por cerca de 70% das operações da cooperativa, produzindo 730 mil toneladas de grãos por ano, com destaque para soja, milho, café e trigo. A área agrícola assistida chega a quase 150 mil hectares. O volume de leite negociado mensalmente é de 11 milhões de litros, proveniente de 360 produtores com uma média de produção de 2,5 mil litros por dia. Além disso, a cooperativa comercializa mais de 31 mil toneladas de suínos vivos.