Contra-ataque de Kiev em Kherson mata 6 e fere mais de 80

ROMA, 12 JUL (ANSA) – Ao menos seis pessoas morreram e mais de 80 ficaram feridas em um ataque das forças armadas de Kiev contra a cidade ocupada por tropas russas de Novaya Kakhovka, na região de Kherson, no sul do país, informa a agência de notícias de Moscou Tass nesta terça-feira (12).   

Os ucranianos informam que o ataque aéreo teve como alvo “um depósito de munições dos invasores russos em Novaya Kakhovka”. O local é o mesmo que foi atacado por Kiev na última semana, em ação que deixou dezenas de soldados russos mortos.   

Já o chefe da administração militar-civil russa na cidade, Vladimir Leontyev, afirmou que o ataque contra o depósito também destruiu residências próximas e que “não conseguimos nem imaginar quantos estão feridos”. Ele estima “centenas” de pessoas nos escombros.   

Em outra frente de batalha, mas ainda no sul do país, as forças russas fizeram uma série de ataques com mísseis contra a cidade de Mykolaiv, informou o prefeito ucraniano Oleksandr Sienkevych ao portal Ukrinform.   

Testemunhas informam, porém, que o sistema antimísseis de Kiev funcionou e impediu que a maior parte dos mísseis caíssem nos bairros da localidade. Porém, ao menos quatro pessoas ficaram feridas e duas estruturas médicas e edifícios residenciais foram atingidos.   

Em mais um balanço da guerra, que é não é possível verificar de forma independente ou ter confirmação do outro lado, Kiev informou que 37.470 soldados russos já morreram desde o início dos conflitos, em 24 de fevereiro.   

Foram ainda perdidos 217 caças, 188 helicópteros e 676 drones abatidos, segundo relatório publicado pela Ukrinform com base nos dados do governo. Outros 1.649 tanques, 838 sistemas de artilharia, 3.829 veículos blindados para o transporte das tropas, 15 navios e 155 mísseis de cruzeiro foram destruídos.   

Por sua vez, Moscou informou que “dezenas e dezenas” de soldados estrangeiros que estão lutando ao lado de Kiev foram mortos.   

“Entre eles, estão mais de 160 poloneses, 50 georgianos e 23 britânicos mortos nas últimas três semanas. Pensem duas vezes e voltem para casa vivos”, alertou o Ministério da Defesa da Rússia em nota divulgada pela mídia local.   

Chasiv Yar – Também foram atualizados os números do ataque russo contra a cidade de Chasiv Yar, na região de Donetsk, realizado no último domingo (10).   

Até o momento, 35 pessoas perderam a vida no ataque que atingiu um prédio residencial de seis andares. (ANSA).