ROMA, 21 JAN (ANSA) – O primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte, se reuniu nesta quarta-feira (20) com o presidente Sergio Mattarella para relatar os desdobramentos da crise política após receber os votos de confiança na Câmara e no Senado.   

O encontro teve duração de cerca de 50 minutos e, até o momento, não foi divulgada nenhuma nota oficial do Palácio do Quirinale.   

De acordo com fontes do governo italiano, Conte expressou a Mattarella seu desejo de ampliar a coalizão, que agora lidera em minoria. A expectativa é de que ele buscará apoio nos próximos dias.   

Nesta tarde, o premiê italiano convocou uma cúpula das lideranças que compõem o Executivo no Palazzo Chigi para fazer um balanço da crise política. Em nota, foi explicado o desejo de avançar com o fortalecimento da maioria.   

As reuniões ocorrem um dia depois do premiê italiano receber a confiança do Senado após a crise causada pelo ex-premiê Matteo Renzi, que retirou seu partido, o centrista Itália Viva (IV), da base aliada formada pelo Partido Democrático (PD) e pelo Movimento Estrelas (M5S).   

A expectativa é de que nesta quinta-feira (21) os dirigentes da Liga, Força Itália e Irmãos da Itália sejam recebidos por Mattarella.   

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

“O país não pode ficar refém de um governo incapaz, arrogante e recluso. É uma minoria governamental que continua a negociar de forma descarada e escandalosa com parlamentares e que não tem receio de embarcar naqueles que, eleitos com a centro direita, traíram o compromisso assumido com os eleitores. A centro direita pretende apresentar ao presidente da República o seu ponto de vista sobre a situação, agora insustentável”, diz uma nota conjunta. (ANSA).   


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias