Conte pede desculpas por atrasar ajuda a italianos

ROMA, 1 ABR (ANSA) – Em uma mensagem por ocasião do “Dia do Trabalho”, o primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte, pediu nesta sexta-feira (1º) desculpas pelo atraso no pagamento do auxílio aprovado pelo governo para ajudar todos os cidadãos italianos e empresas afetados pela pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2).   

Segundo o político italiano, “muitas pessoas receberam ajuda, outras receberão nos próximos dias”, porque “houve e ainda existem alguns atrasos no pagamento dessa ajuda”.   

“Peço desculpas em nome do governo e garanto que continuaremos a tentar garantir que os pagamentos e os financiamentos sejam transferidos o mais rápido possível”, escreveu em sua conta no Facebook.   

Na última quinta-feira (29), Conte discursou no Parlamento da Itália e afirmou que disponibilizará mais 25 bilhões de euros para medidas de apoio ao trabalho e à renda das empresas e dos trabalhadores.   

Para ele, o “Estado e todas as pessoas que trabalham nunca foram confrontados com uma ameaça econômica e à saúde”. “Nos últimos 50 dias, tivemos que fazer um esforço econômico equivalente a dois ou três anos”.   

De acordo com Conte, mais de 4 milhões de pessoas retornam ao trabalho na segunda-feira (4), graças aos primeiros resultados das medidas de contenção. “Eles podem confiar na aplicação de protocolos de segurança rígidas, sobre os quais seremos intransigentes”, concluiu. (ANSA)