Saúde da mulher

Consumo regular de noz-pecã reduz taxa de colesterol em dois meses, diz estudo

Crédito: Freepik

Além de saborosa, a noz-pecã pode ser uma ótima aliada à saúde, pois é fonte de minerais, antioxidantes, gorduras boas, fibras e proteínas. O potencial desse alimento foi analisado em um estudo publicado no “The Journal of Nutrition”, neste mês.

+ 6 benefícios da água de coco para a saúde

+ Home office pode acelerar o envelhecimento precoce; saiba como evitar

Cientistas da Universidade da Geórgia reuniram um grupo de 56 adultos – com idades entre 30 e 75 anos – com alto risco de doenças cardíacas. Os resultados revelaram que aqueles que consumiram cerca de 68 gramas de noz-pecã todos os dias, durante oito semanas, registraram queda de 6% a 9% do colesterol LDL, também conhecido como colesterol ruim.

De acordo com os pesquisadores, esses resultados são muito significativos, porque mesmo uma redução de 1% pode ajudar a evitar doenças cardíacas. “Algumas pessoas que tinham o colesterol alto no início do estudo, saíram dessa categoria ao finalizarmos a pesquisa”, disse o autor do estudo, o professor Jamie Cooper, ao “Yahoo”.

Alimentos gordurosos são um dos principais fatores de aumento do colesterol ruim, problema que pode desencadear em doenças cardíacas devido ao acúmulo de gordura nas artérias. Em uma das fases do estudo, os participantes fizeram uma refeição gordurosa e foi possível observar que, aqueles que adicionaram nozes na dieta reduziram os níveis de gordura no sangue, enquanto os que substituíram os alimentos regulares pelas nozes tiveram níveis mais baixos de açúcar no sangue.

Os especialistas recomendam incorporar noz-pecã no cardápio diário, para isso vale: misturar com outras nozes e frutas secas sem açúcar; polvilhar no mingau, com banana fatiada e mel; adicionar nas saladas; e decorar bolos e biscoitos.


Saiba mais
+ IPVA 2022 SP: veja como consultar e pagar o imposto
+ Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Confira o resultado
+ Reencarnação na história: uma crença antiquíssima
+ SP: Homem morre em pé, encostado em carro, e cena assusta moradores no litoral
+ Andressa Urach pede dinheiro na internet: ‘Me ajudem a pagar a fatura do meu cartão’
+ O que se sabe sobre a flurona?
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua