Saúde

Consumo de fibras pode reduzir inflamações causadas pela Covid-19


Mariana Nakajuni, da Agência Einstein

Consumir fibras pode diminuir o impacto da Covid-19 no organismo. É o que revela um estudo da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em que pesquisadores brasileiros constataram que compostos produzidos no intestino a partir da fermentação de fibras alimentares ajudaram a reduzir inflamações em pacientes com a doença.

+ Fiocruz deve retomar produção da vacina contra covid-19 na terça-feira
+ Mais da metade dos adultos na cidade de SP tem alguma proteção contra covid-19
+ Infecção micótica mortal se propaga entre vítimas da covid-19 na Índia

Para a elaboração da pesquisa, cujos resultados foram publicados na revista Gut Microbes, os pesquisadores colheram amostras de tecido do cólon de 11 pacientes saudáveis. Nenhum deles havia contraído a Covid-19 nem possuía alterações no intestino. Foram coletadas também células epiteliais, que revestem internamente o órgão. Em seguida, as amostras foram infectadas com o vírus SARS-CoV-2 e divididas em dois grandes grupos: um de controle e outro que foi tratado com uma mistura de ácidos graxos de cadeia curta (AGCC).

Os AGCC atuam no metabolismo e na regulação da resposta imune quando o organismo é acometido por infecções. Essas substâncias são produzidas a partir da ação de bactérias presentes na flora intestinal, que realizam a fermentação das fibras, um tipo de carboidrato encontrado em alimentos como frutas, vegetais, leguminosas e grãos integrais. Estudos recentes demonstraram que pacientes afetados pela Covid-19 apresentam uma diminuição nas bactérias que produzem os AGCC. Além disso, o vírus é capaz de entrar nas células intestinais e alterar suas funções, levando a sintomas como vômito, diarreia e dores abdominais.

“Tínhamos a hipótese de que uma redução na produção dos ácidos graxos de cadeia curta afetaria a entrada do SARS-CoV-2 e a resposta das células intestinais”, diz o estudo. Diferentemente do que foi inicialmente proposto, os cientistas descobriram que a presença dos AGCC não interfere na infecção e replicação do vírus no órgão. Porém, as amostras tratadas com a mistura apresentaram uma menor expressão de interferon-beta (IFN-beta), uma molécula envolvida no processo chamado de “tempestade de citocinas”, reação imune do organismo que leva a quadros inflamatórios nos casos mais graves de Covid-19.

Além disso, houve uma diminuição do gene DDX58, um receptor que reconhece células infectadas pelo vírus e desencadeia respostas que estimulam a inflamação. Os pesquisadores também notaram uma menor presença da proteína TMPRSS2, que facilita a entrada do SARS-CoV-2 nas células. No entanto, o estudo sugere que, neste caso, a atenuação da proteína não é suficiente para gerar um efeito significativo e evitar a infecção, já que a quantidade de vírus nas amostras tratadas e não tratadas era a mesma.

Ainda que os resultados tenham se desviado da hipótese inicial, os cientistas afirmam que “essas descobertas não excluem a possibilidade de que os ácidos graxos de cadeia curta possuam um impacto significativo na infecção por SARS-CoV-2”. Segundo eles, os efeitos da resposta ao vírus pela flora intestinal podem depender das interações com outros tipos de células, o que requer novos estudos para compreender os mecanismos por trás da infecção.

O estudo faz a ressalva de que o pequeno número de participantes e a falta de amostras de pacientes infectados pelo novo coronavírus podem trazer limitações aos resultados. Por outro lado, reconhecem que “o uso de amostras humanas, mesmo que de pacientes não infectados, fornece uma contribuição relevante para estabelecer o potencial papel dos AGCC nessa doença pandêmica”.

(Fonte: Agência Einstein)

The post Consumo de fibras pode reduzir inflamações causadas pela Covid-19 appeared first on Agência Einstein.

Veja também
+ Em pose sexy, Cleo Pires afirma: "Amando essa minha bunda grande"
+ Viih Tube é elogiada por look transparente com fio-dental após ataque de haters
+ Corpo de jovem desaparecido é encontrado em caçamba de lixo
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Vídeo: família é flagrada colocando cabelo na comida para não pagar a conta
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Instituto Gabriel Medina fecha portas em Maresias
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio

Tópicos

Como deve proceder caso a gestante sinta os sintomas do coronavírus? Como deve ser feita a limpeza de superfícies para evitar o coronavírus (COVID-19)? Como é o nome oficial da doença causada pelo COVID-19? Como fazer a limpeza e descontaminação de objetos e utensílios em casa para prevenir o Covid-19? Como lavar a roupa de uma pessoa com a doença do coronavírus? Como limpar celulares para evitar contaminação do COVID-19? Como o organismo da gestante reage diante da COVID-19? Como ocorre a transmissão do novo coronavírus? Como posso ter acesso ao TeleSUS? Como preparar a minha empresa para um eventual caso de COVID-19? Como prevenir COVID-19 no ambiente de trabalho? Como será feito o acompanhamento do progresso do coronavírus durante a retomada? Devo deixar as janelas sempre abertas se tiver alguma pessao com doença do coronavírus? É seguro receber um pacote de qualquer área em que a COVID-19 tenha sido relatada? O que devo fazer se uma pessoa tossir ou espirrar do meu lado para prevenir o COVID-19? O que fazer se eu ficar doente de COVID-19? O que posso fazer para proteger meu filho e evitar a propagação do COVID-19? O que significa uma pandemia? Pessoas devem interromper ou modificar seus tratamentos se tiverem coronavírus (COVID-19? Podemos usar todos os antitérmicos para o controle da febre do COVID-19? Posso consumir carne de porco se estiver com COVID-19? Quais as diferenças dos sintomas da COVID-19 e gripe/resfriado? Quais devem ser os cuidados com os bebês para evitar COVID-19? Quais hábitos podem me ajudar a superar pandemia do COVID-19? Quais são as complicações da COVID-19? Quais são os principais cuidados para evitar a contaminação familiar de COVID-19? Qual é a síndrome gripal dos casos suspeitos de COVID-19? Qual é o tempo de incubação do coronavírus? Quando foi descoberto o novo coronavírus COVID-19? Quanto tempo o coronavírus permanece ativo em diferentes superfícies? Tenho que parar de tomar alguma medicação por conta do novo coronavírus (COVID-19)?