Economia

Consumidores esperam inflação de 7,9% em 12 meses a partir de janeiro, aponta FGV


A mediana da inflação esperada pelos consumidores para os próximos 12 meses ficou em 7,9% em janeiro, ante 9,1% em dezembro, segundo o Indicador de Expectativas de Inflação dos Consumidores, divulgado na manhã desta terça-feira, 24, pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

O resultado ficou no menor patamar desde janeiro de 2015, quando estava em 7,2%. A queda de 1,2 ponto porcentual ainda foi a mais acentuada da série histórica, iniciada em setembro de 2005, ressaltou a FGV.

“O resultado de janeiro reforça a evidência empírica de que as expectativas de inflação dos consumidores são fortemente vinculadas ao índice de preços ao consumidor acumulado nos 12 meses anteriores. Colaboraram para a queda, o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, apurado pelo IBGE) acumulado em 2016, que ficou abaixo do teto da meta de inflação, e a ampla divulgação pela mídia desse resultado pouco esperado, enfatizando a preocupação do governo em controlar o aumento dos preços”, avaliou o economista Pedro Costa Ferreira, do Instituto Brasileiro de Economia da FGV (Ibre/FGV), em nota oficial.

Na passagem de dezembro de 2016 para janeiro de 2017, a proporção de consumidores prevendo inflação dentro do teto de tolerância do regime de metas de inflação (de 6,5%) aumentou em 16,5 ponto porcentual, ao passar de 16,0% para 32,5% do total.

Entre as diferentes faixas de renda familiar, a queda na expectativa de inflação foi generalizada. Os consumidores com renda superior a R$ 9.600,00 passaram a prever uma inflação de 6,9% para os próximos 12 meses, o menor nível desde março de 2014, quando estava em 6,8%.

O Indicador de Expectativas de Inflação dos Consumidores é obtido com base em informações coletadas no âmbito da Sondagem do Consumidor, que coleta mensalmente informações de mais de 2,1 mil brasileiros em sete das principais capitais do País.


Saiba mais
+ Andressa Urach pede dinheiro na internet: ‘Me ajudem a pagar a fatura do meu cartão’
+ O que se sabe sobre a flurona?
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ IPVA 2022 SP: veja como consultar e pagar o imposto
+ Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Confira o resultado
+ Reencarnação na história: uma crença antiquíssima
+ SP: Homem morre em pé, encostado em carro, e cena assusta moradores no litoral
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua