Consulado da Itália assina parceria com Instituto Inhotim

BELO HORIZONTE, 11 OUT (ANSA) – O Consulado Geral da Itália em Belo Horizonte assinou uma parceria com o Instituto Inhotim, em Brumadinho, Minas Gerais, para promover iniciativas culturais e educativas entre o Brasil e o país europeu e abrir novas perspectivas de cooperação internacional.   

Segundo comunicado da sede consular, “a parceria surgiu do interesse mútuo das instituições em fortalecer laços entre os dois países no campo das artes e no apoio a ações conjuntas”.   

O primeiro passo do acordo será a inserção da marca do Consulado entre os apoiadores do museu de arte contemporânea, que será seguida de “colaborações constantes”.   

“Estamos muito felizes em iniciar esta colaboração com o Inhotim, uma das instituições culturais mais prestigiadas e inovadoras do Brasil. Acreditamos que a arte e a cultura são pontes naturais entre os nossos países, capazes de favorecer o diálogo, a criatividade e o conhecimento recíproco”, disse Nicoletta Gomiero, cônsul geral da Itália em Belo Horizonte.   

“Esta parceria representa um passo importante em direção a uma cooperação cada vez mais intensa entre Itália e Brasil, sob o signo da beleza, da pesquisa e da partilha”, acrescentou.   

Já Felipe Paz, diretor de relações institucionais do Inhotim, afirmou que a parceria auxiliará o museu “em sua missão de difundir e ampliar discussões no campo da arte, natureza e educação”.   

“Por isso, nos alegra que o Consulado Geral da Itália em Belo Horizonte reconheça a importância de nossos programas e se disponha a cooperar com eles, fortalecendo a sua disseminação internacional”, salientou. (ANSA).