No último domingo (8), apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) invadiram e depredaram o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF). Na sede da Corte, os bolsonaristas levaram uma réplica do documento original da Constituição Federal de 1988, que foi recuperada na quarta-feira (12), segundo o ministro da Justiça, Flávio Dino.
“A Constituição que os terroristas roubaram no STF foi apreendida e recuperada. Viva a Constituição! Ela venceu e sempre vencerá”, escreveu o ministro no Twitter.
A Constituição que os terroristas roubaram no STF foi apreendida e recuperada.
Viva a Constituição! Ela venceu e sempre vencerá. pic.twitter.com/qH5Pwr1Y0N
— Flávio Dino 🇧🇷 (@FlavioDino) January 12, 2023
A Suprema Corte confirmou a recuperação da réplica por meio da mesma rede social. “Já o exemplar original da Constituição Federal que integra o acervo do STF, um dos cinco disponíveis, não foi alvo da ação dos vândalos, seguindo preservado no Museu da Suprema Corte”, completou.
O STF ressaltou que o ministro da Justiça deve entregar a réplica para a presidente da Corte, ministra Rosa Weber, ainda nesta sexta-feira (13).
#NotíciaSTF O ministro da Justiça, Flávio Dino, informou ao STF que foi recuperada a réplica da Constituição Federal de 1988 que ficava em exposição no Salão Branco da Corte e havia sido levada por vândalos no último domingo. (1/3)
— STF (@STF_oficial) January 12, 2023
#NotíciaSTF Flávio Dino vem entregar a réplica para a presidente do STF, ministra Rosa Weber, nesta sexta-feira (13). (3/3)
— STF (@STF_oficial) January 12, 2023