Coronavírus

Brasil tem média diária de 425 óbitos por Covid-19

Brasil tem média diária de 425 óbitos por Covid-19

(Arquivo) UTI para a COVID-19 do hospital Gilberto Novaes, em Manaus - AFP/Arquivos

A média móvel diária de mortes causadas pelo novo coronavírus no Brasil ficou em 425 neste sábado (31). O número considera as oscilações de registros de óbitos dos últimos sete dias e elimina distorções entre um número alto de meio de semana e baixo de fim de semana.

Segundo o consórcio de veículos de imprensa, formado por Estadão, G1, O Globo, Extra, Folha e UOL, foram registrados nas últimas 24 horas 15.203 novos casos e 340 óbitos segundo levantamento realizado hoje em conjunto com as secretarias estaduais de Saúde.

No total, são 159.902 brasileiros mortos pela doença desde o início da pandemia, em fevereiro. Já o número de casos subiu para 5.534.731. O balanço do Ministério da Saúde, por sua vez, aponta que há 4.972.898 recuperados e outros 402.823 que seguem em acompanhamento.

SP

São Paulo registrou nas últimas 24 horas mais 2.339 novos casos e 59 mortes. A média móvel semanal de óbitos do Estado ficou em 84 mortes. Os dados mostram tendência de queda da pandemia em SP, já que há sete dias este índice estava em 105, ou seja, apresentam uma redução de 20%.

No total, o Estado registra 1.116.127 infectados e 39.311 óbitos. Conforme boletim da Secretaria Estadual de Saúde, 999.718 pessoas estão recuperadas, sendo que 121.713 foram internadas e tiveram alta hospitalar.

Conforme contagem da Universidade Johns Hopkins (EUA), o Brasil é o terceiro país mais afetado pela pandemia em número de contaminados. Está atrás de Estados Unidos e Índia, que ocupam a primeira e segunda posição, respectivamente. No total, universidade aponta que mundo já registra mais de 45 milhões de casos.

Parceria

O balanço de óbitos e casos é resultado da parceria entre os seis meios de comunicação que passaram a trabalhar, desde o dia 8 de junho, de forma colaborativa para reunir as informações necessárias nos 26 estados e no Distrito Federal. De forma inédita, a iniciativa foi uma resposta à decisão do governo Bolsonaro de restringir o acesso a dados sobre a pandemia e se manteve mesmo após a manutenção dos registros governamentais.

De acordo com o Ministério da Saúde, 18.947 novos casos de infecção pela covid-19 e 407 óbitos foram registrados nas últimas 24 horas. Ao todo, 5.535.605 pessoas se infectaram e 159.884 faleceram em decorrência do novo coronavírus. Os números diferem dos compilados pelo consórcio de veículos de imprensa principalmente por causa do horário de coleta dos dados.

Veja também

+ Cantora MC Venenosa morre aos 32 anos e família pede ajuda para realizar velório
+ Homem salva cachorro da boca de crocodilo na Flórida
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Cirurgia íntima: quanto custa e como funciona
+ Idoso morre após dormir ao volante e capotar veículo em Douradoquara; neto ficou ferido
+ MasterChef: Fogaça compara prato com comida de cachorro
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel