Mundo

Conselho do Papa volta a se reunir para renovar Constituição

CIDADE DO VATICANO, 2 DEZ (ANSA) – Começou nesta segunda-feira (2) no Vaticano a 32ª reunião do Conselho de Cardeais convocada pelo papa Francisco para reescrever a Constituição Apostólica sobre a organização da Cúria Romana. O chamado “C6” – que antes era “C9” – ficará reunido até o próximo dia 4 de dezembro para debater a reforma. O texto base tem como nome provisório “Praedicate Evangelium” (“Preguem o Evangelho”, em tradução livre) e substituirá a Constituição Apostólica “Pastor Bonus”, promulgada por João Paulo II em 1988.   

A nova série de reuniões do conselho acontece depois do encontro entre os cardeais Pietro Parolin (Itália), Oscar Maradiaga (Honduras), Reinhard Marx (Alemanha), Sean Patrick O’Malley (EUA), Giuseppe Bertello (Itália) e Oswald Gracias (Índia) realizado em setembro. Na ocasião, ocorreu a “releitura” e a “modificação” do esboço da nova Constituição, “com base nas várias contribuições que chegaram das Conferências Episcopais, das observações dos dicastérios da Cúria Romana e das sugestões fornecidas pelos organismos interessados”, segundo informou a Sala de Imprensa do Vaticano.   

A renovação da Constituição Apostólica é um dos principais objetivos de Francisco para desburocratizar e aumentar a transparência da Cúria. (ANSA)

Veja também

+ Entenda como a fase crítica da pandemia de Covid-19 pode ter sido superada em SP
+ Após se aposentar da Globo, Sérgio Chapelin aparece com novo visual; veja
+ Nick Cordero morre aos 41 anos, vítima de complicações da Covid-19
+ Hamilton bateu de novo em Albon; veja memes da F1
+ Pandemia adia cirurgia e saúde de Schumacher piora
+ Ford Ranger supera concorrentes e é líder de vendas
+ Tubarão-martelo morde foil de Michel Bourez no Tahiti. VÍDEO
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Saiba em quais lugares o contágio pelo novo coronavírus pode ser maior