08/10/2023 - 8:34
Uma reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU será realizada neste domingo, 8, sobre a situação no Oriente Médio, após os ataques entre Israel e Hamas, anunciou a ONU em comunicado no sábado, 7.
A reunião acontecerá às 15h na sede da ONU, em Nova Iorque, nos EUA (16h no horário de Brasília) para discutir “a situação no Oriente Médio, incluindo a questão palestina”, segundo o comunicado.
Atual presidente do Conselho de Segurança da ONU, o Brasil convocou a reunião de emergência logo após as primeiras informações sobre o conflito serem divulgadas.
“O governo brasileiro reitera seu compromisso com a solução de dois Estados, com Palestina e Israel convivendo em paz e segurança, dentro de fronteiras mutuamente acordadas e internacionalmente reconhecidas. Reafirma, ainda, que a mera gestão do conflito não constitui alternativa viável para o encaminhamento da questão israelo-palestina, sendo urgente a retomada das negociações de paz”, diz a nota do Itamaraty.
No comunicado divulgado pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil, o governo brasileiro reiterou “que não há justificativa para o recurso à violência, sobretudo contra civis, o Governo brasileiro exorta todas as partes a exercerem máxima contenção a fim de evitar a escalada da situação”.
“O Brasil lamenta que em 2023, ano do 30º aniversário dos Acordos de Paz de Oslo, se observe deterioração grave e crescente da situação securitária entre Israel e Palestina”, diz outro trecho da nota.
Até o início da manhã deste domingo, o conflito entre Israel e Hamas já somava mais de 600 mortos.