Conselho de Segurança da ONU amplia ajuda transfronteiriça para a Síria

Conselho de Segurança da ONU amplia ajuda transfronteiriça para a Síria

O Conselho de Segurança da ONU prorrogou, nesta sexta-feira (9), por seis meses renováveis sob condições, o mecanismo da ONU para a ajuda humanitária transfronteiriça à Síria sem a aprovação de Damasco, que expiraria no sábado.

O texto, aprovado por unanimidade, sintetiza dois esboços, um da Irlanda e Noruega e outro da Rússia. A duração da prorrogação é interpretada de forma diferente pelos Estados Unidos, que a considera de um ano, e pela Rússia, que diz que é de seis meses prorrogáveis em função de um relatório do secretário-geral da ONU esperado para o fim do ano.

Diplomatas afirmaram que não seria obrigatória uma votação dentro de seis meses.

A resolução estende o mecanismo para o acesso único de Bab al Hawa, na fronteira noroeste da Síria com a Turquia, “com uma prorrogação suplementar de seis meses sujeita à publicação de um relatório do secretário-geral”.

Esse relatório deve “dar um destaque especial à transparência das operações e dos progressos no acesso (…) para responder a necessidades humanitárias”, diz a resolução.

A decisão é fruto de um compromisso entre Estados Unidos e Rússia, alcançado em negociações de última hora, e que se estendeu aos outros três membros permanentes do Conselho (China, Reino Unido e França).

O embaixador da Rússia na ONU, Vasili Nebenzia, reiterou que após a recente cúpula dos presidentes Vladimir Putin e Joe Biden em Genebra, o acordo sobre o mecanismo é “histórico”.

“Pela primeira vez, Rússia e Estados Unidos não só chegaram a um acordo, mas também apresentaram um texto conjunto a todos os colegas do Conselho”, disse.

“Esperamos que este cenário represente uma mudança que beneficiará não só a Síria, como também toda a região do Oriente Médio e todo o mundo”, acrescentou.