O Conselho de Ética do Comitê Olímpico do Brasil (COB) anunciou, nesta sexta-feira (3), a suspensão do jogador de vôlei Wallace Souza, do Sada Cruzeiro, o qual usou as redes sociais para incentivar atos violentos contra o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em publicação no Instagram.
A punição, de forma liminar, deixa o atleta de fora das competições que estão sob a tutela do COB, as quais estão inclusas a Superliga e a Copa do Brasil. A decisão preventiva da entidade ainda cabe recurso de Wallace, que tem cinco dias para apresentar sua defesa.
“Por tal razão, deve o atleta Wallace Leandro de Souza ser cautelarmente suspenso de todas as atividades esportivas do sistema COB – consequentemente de suas afiliadas – até a finalização desse procedimento”, diz parte do despacho do Conselho de Ética.
Autor da decisão, o conselheiro Ney Bello citou outras personalidades do esporte para explicar que a conduta de atletas, especialmente olímpicos, podem refletir no comportamento da sociedade.
“Roberto Dinamite, Pelé, Maria Lenk, Esther Bueno não tiveram apenas a honra e a glória de serem campeões. Todos tiveram a responsabilidade de educar gerações que precisavam pautar-se por princípios éticos e morais para seguirem na luta pela construção de uma sociedade melhor para todos, não obstante as opções políticas de cada um”, afirmou o conselheiro.
LEIA MAIS
Wallace de Souza, da seleção de vôlei, sugere ‘tiro na cara’ de Lula em postagem
Governo aciona AGU após postagem de jogador de vôlei sobre Lula
Advocacia-Geral da União pede banimento de Wallace do esporte
AGU pede ao COB e à CBV abertura de processos contra Wallace
Conselho de Ética do COB e STJD tomam primeiras decisões sobre caso Wallace
Em sua defesa, o jogador , que disputou as últimas três Olimpíadas pela Seleção Brasileira de vôlei, pediu desculpas e disse que não teve a intenção de incentivar ator violentos contra o atual presidente da República. Entretanto, agora, ele precisa apresentar no órgão do COB sua versão sobre o caso para evitar a manutenção da punição.
Ver essa foto no Instagram