Conselho da UE retoma sanções contra Irã por programa nuclear

BRUXELAS, 29 SET (ANSA) – O Conselho da União Europeia anunciou nesta segunda-feira (29) o restabelecimento de sanções contra o Irã “em respostas ao seu persistente descumprimento do acordo nuclear”. A declaração foi dada pela Dinamarca, que está na presidência rotativa do órgão. Ainda segundo Copenhague, “a porta para as negociações diplomáticas permanece aberta”.   

A penalidade chega após decisão similar das Nações Unidas no último final de semana, que acusa Teerã de descumprir seus compromissos em relação a seu programa nuclear.   

As medidas do Conselho da UE incluem diversas proibições em setores variados, incluindo exportação de armas para o Irã e a “transferência de quaisquer itens, materiais, bens e tecnologia que possam contribuir para as atividades de enriquecimento e reprocessamento dos programas de mísseis balísticos iranianos”.   

Outras sanções se aplicam ao setor de petróleo, gás e energia, com a proibição de venda ou fornecimento de serviços essenciais para essas áreas.   

Além disso, indivíduos na lista negra ficam barrados de entrar na UE, havendo ainda congelamento de bens e a proibição de disponibilizar fundos ou recursos econômicos para pessoas físicas e jurídicas sancionadas. (ANSA).