Ediçao Da Semana

Nº 2741 - 05/08/22 Leia mais

Você tem dificuldade para manter o equilíbrio e se vê quase caindo, o tempo todo, ou às vezes até mesmo esquece de seu próprio corpo quando está imersa em uma atividade? Saiba que ter mais consciência corporal pode te ajudar a evitar essas situações e ter maior sincronia consigo mesma.

+ Aprenda a reduzir a ansiedade com essas 9 práticas de ‘mindfulness’

+ Meditação: saiba como começar e manter o hábito para favorecer a saúde mental

Mas o que é consciência corporal? De acordo com o “Healthline”, de onde são as informações, trata-se da forma pela qual você está conectada com seu próprio corpo e entende a presença dele no espaço físico.

A consciência corporal envolve o sistema proprioceptivo, que informa para onde e como seus músculos estão se movendo, bem como o sistema vestibular, que é composto por órgãos do ouvido interno responsáveis ​​pela orientação espacial, equilíbrio, postura e a estabilidade da cabeça.  Além disso, conhecer as sugestões que seu organismo te dá, como fome, sede e sono, também significa exercitar a consciência corporal.

Benefícios da consciência corporal

Equilíbrio e estabilidade

Um dos benefícios de se ter uma consciência corporal aflorada é ter uma boa estabilidade entre corpo e mente. Nesse sentido, “quando você sabe e sente onde seu corpo está no espaço, você é mais capaz de direcioná-lo para o que você quer fazer”, explica o portal. 

Controle de peso

Um estudo publicado pela Associação Americana de Psicologia mostrou que pessoas com baixa consciência corporal são mais propensas a comer sem fome, o que foi relacionado ao risco de obesidade.

Gerenciamento da dor

Outra pesquisa, publicada pela “PLOS ONE”, revelou que pessoas que suprimiam sensações corporais apresentavam baixa autoestima, menos contato físico e mais sintomas depressivos

Em contrapartida, pessoas que utilizavam intervenções de corpo e mente mostraram maiores níveis de consciência e conexão com seus corpos, resultando em maior autoaceitação e vitalidade e menos dor sensorial. 

Entendimento de suas necessidades

Conscientizar-se dos sinais dados pelo seu corpo significa entender o que você realmente precisa e diferenciar suas necessidades a cada momento, o que te proporcionará mais saúde e satisfação emocional. 

Nesse sentido, ao invés de comer quando está cansada, por exemplo, ter consciência corporal pode te fazer entender que você não precisa de calorias extras — e sim de uma boa noite de sono.

As melhores práticas para consciência corporal

Exercícios de equilíbrio

Melhorar o equilíbrio é uma maneira de ativar os sistemas proprioceptivo e vestibular, aumentando a consciência corporal. Praticar exercícios de equilíbrio pode ser mais simples do que você pensa: experimente caminhar em linha reta, colocando um pé na frente do outro, ou ficar em cima de um pé só por alguns segundos.

Ioga

A ioga é uma das práticas mais conhecidas de exercício da consciência corporal, e seus benefícios incluem amenização do estresse, fortalecimento da saúde do coração e redução da inflamação

Tai chi

Também conhecido como “meditação em movimento”, o tai chi é uma prática ancestral chinesa que envolve respiração e movimentos desacelerados para formar um exercício de baixo impacto. Como resultado, seus benefícios incluem alívio do estresse, bom humor e melhor qualidade do sono.

Andar de costas

Por mais simples que pareça, andar de costas também é uma forma de aumentar a consciência corporal. Isso porque a prática faz com que você se conecte com seu corpo de forma diferente, além de utilizar músculos que você não costuma utilizar corriqueiramente.

Escaneamento corporal

Trata-se da prática de “escanear” seu próprio corpo, procurando por sensações como dores, tensão, formigamento, relaxamento e bem-estar. Esse tipo de meditação pode reduzir a dor, melhorar o sono e amenizar sintomas de ansiedade e estresse

Analogamente, a consciência corporal também pode ser particularmente benéfica para pessoas que tenham passado por lesões e cirurgias ou que tenham condições neurológicas e de desenvolvimento.