Conmebol escolhe capivara como mascote da Copa América

ROMA, 06 ABR (ANSA) – A Conmebol anunciou nesta sexta-feira (5) a escolha de uma capivara para ser a mascote da Copa América de 2019, que será disputada no Brasil.   

Além de divulgar o mascote oficial da competição, a entidade que rege o futebol sul-americano abriu uma enquete para o público escolher o nome da capivara. As opções são: Capibi e Zizito.   

A votação foi aberta ontem (5) e o nome vencedor será revelado na próxima sexta-feira (12).   

Segundo a Conmebol, Capibi é uma homenagem à população indígena da América do Sul. O nome mistura as palavras em tupi “kapii’gwara” (capivara) e “yby” (terra).   

Zizito, por sua vez, é uma homenagem ao ex-jogador brasileiro Zizinho, que é o maior artilheiro da Copa América com 17 gols, junto com o argentino Norberto Méndez. O “ito” é a forma como se usa o diminuitivo na língua espanhola.   

A Conmebol escolheu a capivara como mascote pelo animal ser popularmente conhecido como muito sociável e que convive bem com outras espécies.   

“As mascotes são os símbolos mais importantes dos nossos eventos esportivos porque criam um vínculo emocional com os torcedores e se tornam os verdadeiros embaixadores do evento”, afirmou Hugo Figueiredo, diretor de competições de seleções da Conmebol.   

A 46ª edição da Copa América começará no dia 14 de junho, com a partida entre Brasil e Bolívia, no estádio do Morumbi, em São Paulo.(ANSA)