Após os rumores de possíveis confrontos entre as torcidas de Palmeiras e Flamengo, a Conmebol anunciou nesta quarta-feira (27) o esquema para a final da Copa Libertadores entre as equipes brasileiras. Nas últimas semanas, mensagens de torcedores das equipes paulista e carioca chamaram a atenção nas redes sociais por um possível confronto no trajeto e na capital uruguaia.

A final está agendada para o próximo dia 27 de novembro no estádio Centenário, o mais tradicional palco do futebol uruguaio. De acordo com a principal entidade do futebol sul-americano, as polícias uruguaia e brasileira estão na coordenação da operação e analisando antecedentes dos torcedores que pretendem ir ao Uruguai.

A Conmebol ainda pretende monitorar os torcedores que saírem do Brasil com destino ao país vizinho. Pensando nisso, palmeirenses e e rubro-negros devem fazer caminhos diferentes com o objetivo de evitar encontros e possíveis conflitos.

Os torcedores ainda vão perceber um esquema de segurança na região dos hotéis, centros de treinamento das equipes, além do trajeto até o Centenário. Apenas palmeirenses e flamenguistas com ingressos poderão ficar próximo do estádio. Já dentro do palco da final, algumas empresas privadas de segurança devem garantir que nenhum incidente ocorra.

Presidentes de Flamengo e Palmeiras se reuniram na última segunda-feira (25) para acertar os trâmites em relação à decisão fora dos gramados. O encontro ainda rendeu a liberação da Secretaria Nacional de Esportes e o Ministério da Saúde do Uruguai  para 75% da capacidade de público no estádio para a final.

No âmbito brasileiro, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil e a Polícia Militar do Rio, assim como em São Paulo, já estão em contato com as torcidas organizadas de Flamengo e Palmeiras para acertar os detalhes da viagem até o Uruguai.