São cerca de 73 Parques Nacionais com áreas de acampamento no Brasil. Nesses parques, milhares de viajantes carregam suas mochilas cargueiras para caminharem e montarem suas barracas sob o céu estrelado em meio à natureza. Há também as centenas de milhares de pessoas que, durante a pandemia, se jogaram na estrada com motorhomes para explorar o nomadismo. Enfim, não faltam trailers disponíveis para venda, desde os mais caros quartos de alumínio milionários até os pop-ups preparados para acomodar uma família. Mas e se você quiser ser pequeno? Tão pequeno que você nem precisa de carro?

Imagine um minitrailer dobrável que vira “casa” móvel puxada por bicicleta. Pesando cerca de 88 libras (40 kg), o “veículo” possui painéis solares portáteis e pode ser transportado por engate simples. Assim que você chega ao acampamento, a parte traseira do trailer se desdobra para a frente e ganha um espaço maior, de quase três metros de comprimento.

Por dentro, o trailer oferece cerca de um metro e meio de altura, o suficiente para sentar-se confortavelmente. Há uma área de estar com uma mesa que pode acomodar quatro pessoas e a área de jantar se transforma em uma cama para duas pessoas. Além disso, existem painéis solares portáteis que podem ser acoplados no teto para acender as luzes internas e até fornecer energia para carregar o celular em uma tomada interna.

O trailer independente custa US$ 4.290, com complementos opcionais como energia solar, escurecimento das janelas e uma mesa externa que pode ser fixada na lateral do trailer. Os modelos dos EUA estão disponíveis para envio agora.

Os trailers são projetados para distribuir o peso de forma eficiente, mas é claro que, para ciclistas que pedalam longas distâncias, adicionar 40 quilos altera completamente o percurso e a estratégia final de chegada, porém garante boas paradas. Mas a questão é que o trailer pode ser deixado na área de camping do parque, enquanto é possível explorar as trilhas e fazer um vai e volta diário. Que tal ?