A posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que está marcada para o dia 1º de janeiro de 2023, em Brasília, está sendo coordenada pela futura primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja. Além de muitos artistas, a cerimônia terá também a presença de duas companheiras de quatro patas do político: Paris e Resistência, cadelinhas sem raça definida adotadas pelo casal, segundo o UOL.
Shows de diversos artistas, entrada gratuita e homenagens: saiba os bastidores da posse de Lula
Em 2018, Resistência foi encontrada, quando ainda era filhote, nas ruas de Curitiba (PR) em frente à Superintendência da Polícia Federal, onde o presidente eleito estava preso. Posteriormente, ela foi acolhida por dois metalúrgicos de São Bernardo do Campo (SP) e passou a viver no “Acampamento Lula Livre”.
Após adoecer, Janja assumiu os cuidados do mascote, que passou a viver com o casal após a libertação de Lula e virou um símbolo de sua trajetória política.
Já março deste ano, a cadela recebeu o título de “embaixadora canina da adoção” por inspirador o movimento pró-direitos dos cães. Resistência ainda recebeu um aceno político nas redes sociais com a criação de um setor dentro do PT para a defesa dos direitos dos animais.
Resistência e Paris sempre está presente nas lives feitas por Janja, também estiveram presentes nos eventos para promover as campanhas eleitorais feitas por Lula, como a festa do dia de São Francisco, padroeiro dos bichos, em um alinhamento à Igreja Católica.
A cerimônia de posse, que será apresentada por Paulo Vieira e Titi Müller, irá começar às 12h, na Esplanada dos Ministérios, com entrada gratuita, e trinta artistas confirmados até o momento. O público presente poderá acompanhar o tradicional desfile em carro aberto, em que Lula percorrerá a capital. Os eventos protocolares que oficializam a posse, no Congresso Nacional, o pronunciamento e a entrega da faixa presidencial, serão transmitidos em telões.
Em um vídeo compartilhado em sua rede social, Janja revelou que ligou especialmente para Caetano Veloso, Gilberto Gil, Emicida e Ludmilla para convidá-los para cantar na posse do marido.
“Estamos preparando uma grande festa para comemorar a posse do Lula presidente! O #FestivaldoFuturo vai celebrar o governo que foi eleito por todas e todos que defendem um Brasil socialmente mais justo, democrático e humano”, escreveu a futura primeira-dama no Twitter.
Homenagens
De acordo com Janja haverá dois palcos batizados de Elza Soares e Gal Costa, em homenagem às duas estrelas da música e da cultura brasileira que morreram neste ano.
Confira abaixo a lista dos artistas já confirmados para a posse de Lula: