Conheça ‘Resistência’, cadela que deve fazer parte da cerimônia de posse de Lula

Conheça 'Resistência', cadela que deve fazer parte da cerimônia de posse de Lula
Conheça 'Resistência', cadela que deve fazer parte da cerimônia de posse de Lula Foto: Montagem reprodução web

A posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que está marcada para o dia 1º de janeiro de 2023, em Brasília, está sendo coordenada pela futura primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja. Além de muitos artistas, a cerimônia terá também a presença de duas companheiras de quatro patas do político: Paris e Resistência, cadelinhas sem raça definida adotadas pelo casal, segundo o UOL.

Shows de diversos artistas, entrada gratuita e homenagens: saiba os bastidores da posse de Lula

Em 2018, Resistência foi encontrada, quando ainda era filhote, nas ruas de Curitiba (PR) em frente à Superintendência da Polícia Federal, onde o presidente eleito estava preso. Posteriormente, ela foi acolhida por dois metalúrgicos de São Bernardo do Campo (SP) e passou a viver no “Acampamento Lula Livre”.

Após adoecer, Janja assumiu os cuidados do mascote, que passou a viver com o casal após a libertação de Lula e virou um símbolo de sua trajetória política.

Já março deste ano, a cadela recebeu o título de “embaixadora canina da adoção” por inspirador o movimento pró-direitos dos cães. Resistência ainda recebeu um aceno político nas redes sociais com a criação de um setor dentro do PT para a defesa dos direitos dos animais.

Resistência e Paris sempre está presente nas lives feitas por Janja, também estiveram presentes nos eventos para promover as campanhas eleitorais feitas por Lula, como a festa do dia de São Francisco, padroeiro dos bichos, em um alinhamento à Igreja Católica.

A posse de Lula

A cerimônia de posse, que será apresentada por Paulo Vieira e Titi Müller, irá começar às 12h, na Esplanada dos Ministérios, com entrada gratuita, e trinta artistas confirmados até o momento. O público presente poderá acompanhar o tradicional desfile em carro aberto, em que Lula percorrerá a capital. Os eventos protocolares que oficializam a posse, no Congresso Nacional, o pronunciamento e a entrega da faixa presidencial, serão transmitidos em telões.

Em um vídeo compartilhado em sua rede social, Janja revelou que ligou especialmente para Caetano Veloso, Gilberto Gil, Emicida e Ludmilla para convidá-los para cantar na posse do marido.

“Estamos preparando uma grande festa para comemorar a posse do Lula presidente! O #FestivaldoFuturo vai celebrar o governo que foi eleito por todas e todos que defendem um Brasil socialmente mais justo, democrático e humano”, escreveu a futura primeira-dama no Twitter.

Homenagens

De acordo com Janja haverá dois palcos batizados de Elza Soares e Gal Costa, em homenagem às duas estrelas da música e da cultura brasileira que morreram neste ano.

Confira abaixo a lista dos artistas já confirmados para a posse de Lula:

Alia
Alessandra Leão
Almério
BaianaSystem
Chico Cesar
Daniel Ganjaman
Duda Beat
Fernanda Takai
Fernanda Abreu
Francisco El Hombre
Gaby Amarantos
Geraldo Azevedo
Os Gilsons
Jaloo
Jards Macalé
Johnny Hooker
Juliano Maderada
Kaê Guajajara
Kleber Lucas
Lirinha
Luedji Luna
Lukinhas
Leonardo Gonçalves
Leoni
Marcelo Jeneci
Margareth Menezes
Maria Rita
Martinho da Vila
MC Rahell
Odair José
Otto
Pablo Vittar
Paulinho da Viola
Paulo Miklos
Rogéria Holtz
Salgadinho
Tereza Cristina
Thalma de Freitas
Tulipa Ruiz
Urias
Valesca Popozuda
Zélia Duncan