Conheça raro hipercarro Pagani Utopia que tem unidade ‘brasileira’ e acelera com V12

Foram produzidos apenas 99 carros do Pagani Utopia, que chegou por aqui por R$ 60 milhões

Pagani Utopia
Pagani Utopia Foto: Divulgação

Diante de tantos carros eletrificados, que tal um hipercarro com um V12 a gasolina de quase 900 cv de potência? Esses são os predicados do Pagani Utopia, um modelo raríssimo no mundo automotivo com detalhes feitos à mão e nada de telas no interior. Como o próprio nome sugere, trata-se de um carro a ser alcançado.

Para se ter uma ideia, foram produzidas apenas 99 unidades em carroceria cupê, sendo que uma desembarcou no Brasil no início de 2025. O preço ficou no anonimato, mas rumores apontam que ele saiu por cerca de R$ 60 milhões – considerado o carro mais caro do país. A negociação foi feita pela Paito Motors, loja especializada em carros de luxo, e a vinda ocorreu em março. Vale destacar que há ainda 130 unidades no formato roadster (conversível) do italianinho.

Pagani Utopia

Pagani Utopia

+ Ícone do esporte a motor, Ferrari prepara entrada na vela
+ Ferrari lança Purosangue, seu primeiro carro de 4 portas

Visual do Utopia

O Utopia começou a ser desenvolvido em 2018, e englobou linhas de carros icônicos dos anos 1950 e 1960, mas com vislumbres dos antecessores Zonda e Huayra, nos quais deram notoriedade à marca. Do Huayra, inclusive, ele herda a aerodinâmica ativa – com grande elipse na traseira, que esconde dois aerofólios móveis.

Pagani Huayra Roadster

Pagani Huayra Roadster – Foto: Divulgação

Na fita métrica, ele tem 4,67 m de comprimento, 2,06 m de largura e 1,16 m de altura. O design conta com uma entrada de ar muito particular e faróis com “músculos” que chegam às caixas de rodas. O revestimento da carroceria está repleto de fibra de carbono, o que auxilia o veículo a ter um peso de 1.280 kg.

Pagani Utopia

Pagani Utopia – Foto: Reprodução/Paíto Motors

Atrás, mais um desenho fora do comum, saída de escape com quatro pontos e lanternas duplas e redondas.

O Utipia “brasileiro” (das fotos acima e abaixo) tem pintura em “Bianco Benny”, fibra de carbono “Blu Danubio” e faixas em “Rosso Monza & Bianco Benny Stripe”, combinado com rodas “Aeroblade” em preto.

Pagani Utopia

Pagani Utopia – Foto: Reprodução/Paíto Motors

O conjunto mecânico se complementa com suspensão de alumínio forjado, freios Brembo de carbono-cerâmica e pneus Pirelli PZero Corsa. As rodas são de 21 polegadas na frente e 22 atrás.

O interior “recebe” o motorista com os materiais “Malevic Leather” e “Grigio Alcantara” com “Blu Stitching”, tudo feito à mão. O volante tem base reta, mais fibra de carbono, no painel, saídas de ar redondas e muitos indicadores e botões.

Pagani Utopia

Pagani Utopia – Foto: Reprodução/Paíto Motors

Motorização

O motor do Utopia está disposto na parte traseira e centralizada da carroceria. Ali está um AMG V12 biturbo de 864 cv e 1.100 Nm de torque, encomendado de forma exclusiva à Mercedes-AMG.

O conjunto está associado a uma transmissão Xtrac de sete marchas. O motorista pode escolher entre o câmbio automático/sequencial ou manual.

O trem de força permite que o modelo acelere de 0 a 100 km/h em menos de 3 segundos e atinja a velocidade máxima de 350 km/h. O consumo médio fica em 6,6 km/l.

Pagani Utopia

Pagani Utopia – Foto: Reprodução/Paíto Motors

Pagani Utopia – Ficha técnica:

Motor: traseiro, doze cilindros em V, 6.0, 36V, biturbo (TGV), injeção indireta, intercooler
Combustível: gasolina
Potência: 864 cv a 6.000 rpm
Torque: 1.100 Nm de 2.800 rpm a 5.900 rpm
Câmbio: manual, sete marchas, ou sequencial
Tração: traseira, diferencial autoblocante eletrônico
Direção: elétrica
Suspensão: duplo quadrilátero, amortecedores semiativos
Freios: discos de carbocerâmica (d/t)
Dimensões: 4,67 m (c), 2,06 m (l), 1,16 m (a)
Entre-eixos: 2,79 m
Pneus: 265/35R21 (d) e 325/30R22 (t)
Porta-malas: n/d
Tanque: n/d
Peso: 1.280 kg (a seco)
0-100 km/h: n/d
Velocidade máxima: 350 km/h (limitada)
Consumo médio: 6,6 km/l (Europa)