Conheça os profissionais que vão auxiliar os atletas brasileiros na Paralimpíada de Tóquio

Halterofilismo paralímpico (Crédito: Reprodução CPB)
Assim como na Olimpíada, os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 vão contar com toda uma equipe de profissionais que vão auxiliar os 260 atletas convocados para representar o Brasil na capital japonesa, divididos em 164 homens e 96 mulheres.
Ao todo, a equipe de profissionais possui 434 pessoas entre integrantes de comissões técnicas, médica e administrativa. Na bocha, por exemplo, Poliana Silva Santa Cruz vai auxiliar a atleta Andreza Vitória.
“Meu papel é ajudá-la na movimentação da cadeira de rodas, de acordo com a sua estratégia de jogo, e entregar as bolas para que ela realize as jogadas. Também conversamos para definir o que será feito no confronto, a partir de uma análise sobre o adversário durante a partida”, disse a assistente, que, em Recife, sua cidade natal, atua como treinadora”, contou ao Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

Agora como integrante da missão brasileira em Tóquio, Poliana relembra também a função de voluntária na arena da bocha na Rio-2016.
“Quando tudo estava parando [por causa da pandemia] demos um jeito de mantermos os atletas na ativa. Neste momento, posso dizer que me sinto honrada por levar as cores do país, o amor, a gratidão e o acolhimento que o brasileiro tem. E isso, a gente vai levar para a quadra também”, concluiu.
Saúde mental
Outro ponto importante dos atletas é o estado psicológico, o qual terá uma equipe do CPB comandada pela psicóloga Bruna Soares.
“Fizemos uma dinâmica com atletas de duas modalidades, tênis de mesa e natação. Nesta atividade, trouxemos o significado da bandeira brasileira e do uniforme que vestimos. Propusemos esta reflexão a eles”, explicou a profissional que está no CPB desde outubro de 2017.
+ Quatro estranhos sintomas de Covid-19 que pode nunca ter ouvido falar
+ Imposto de Renda 2022: veja como declarar seu carro ou moto
“Significa muito vestir a camisa do Brasil, pois é a representação de todos os brasileiros, de diversas formas”, pontuou.
“Particularmente, para mim, é um motivo de orgulho. Tenho orgulho da nossa capacidade de adaptação e de aprender em momentos difíceis. Além disso, há uma responsabilidade grande e positiva de carregar o nome do país, representando milhões de pessoas, que passaram e não passaram pela minha vida. Em um evento como este, nós sabemos que não estamos sozinhos”, disse Bruna, que completou: “Também há um processo de transformação, não só como psicóloga, mas, também, como pessoa”.
O grupo de profissionais ainda contará com fisioterapeutas, além de analistas de desempenho, responsáveis por mensurar dados das partidas, como é o caso da seleção de vôlei sentada, que contará com Gilson Daniel Del Santo.
“Todos os profissionais de Educação Física almejam estar em um evento tão importante como os Jogos Paralímpicos. É uma sensação inexplicável e um privilégio. Estar no Japão para representar o Brasil, com certeza, aumentará, ainda mais, meu comprometimento com o trabalho e os estudos. Afinal, quando voltar ao Brasil meus alunos terão a mim como uma referência”, destacou.
Confira a lista completa:
– Nutricionista (1)
– Médicos (11)
– Enfermeiros (4)
– Massoterapeutas (3)
– Fisioterapeutas (23)
– Psicólogos (3)
– Biomecânicos (1)
– Preparador físico (7)
– Analistas técnico/desempenho (4)
– Apoiadores (19)
– Treinadores (65)
– Coordenadores técnicos (18)
– Veterinários (2)
– Chefe de missão (1)
– Oficiais administrativos (9)
– Chefe de classificação (1)
– Groom (hipismo) (2)
Veja também
- + Autoescola pode deixar de ser obrigatória para tirar a CNH
- + Hilary Duff posa nua para revista feminina
- + FGTS tem 2 saques de R$ 1.000 esta semana: esta quarta (11) e sábado (14); veja quem recebe
- + Hubble mostra as consequências de um cataclismo cósmico
- + Caminhoneiro tenta furtar espigas de milho, mas é atacado por gerente de fazenda
- + Novo RG: quanto tempo você tem para providenciar o documento
- + Veja os 8 sintomas da Ômicron em pessoas vacinadas
- + Saiba como lavar carne de frango crua sem contaminar sua cozinha
- + Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Confira o resultado
- + Veja quais foram os carros mais roubados em SP
- + Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
Tópicos
analista de desempenho APOIADORES atletas biomecânicos chefe de classificação chefe de missão Comitê Paralímpico Brasileiro coordenadores técnicos CPB enfermeiros equípe fisioterapeutas groom Homens Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 massoterapeutas médicos missão Tóquio mulheres nutricionista oficiais administrativos preparador físico profissionais psicólogos treinadores veterinários